Estudantes relatam experiências do Intercâmbio Cultural

Primeiro grupo a embarcar foi a Cambridge, na Inglaterra, onde realizou curso intensivo de inglês e programas culturais; até fevereiro, estão previstos novos embarques

11 de janeiro de 2023 12:06 pm Etec, Fatec, Internacional

Programa beneficia estudantes inscritos com melhor aproveitamento acadêmico em seus cursos e unidades de ensino | Foto: Divulgação

No dia 23 de dezembro do ano passado, 20 estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) retornaram ao Brasil depois de participarem do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. Esse foi o primeiro grupo de alunos e teve como destino a cidade de Cambridge, na Inglaterra. Durante quatro semanas, eles vivenciaram experiências de uma viagem internacional, além de realizarem curso intensivo de língua inglesa.

Emoção

A aluna do curso técnico de Manutenção e Suporte para Informática da Etec Jaraguá, da Capital, Sara Azevedo Cordeiro, de 21 anos, relata que foi a primeira viagem internacional dela, que tinha o conhecimento básico do idioma. “No dia em que soube que fui selecionada, não acreditei e a emoção foi muito grande.

Segundo a jovem, é necessário ter foco, persistência e determinação para conquistar o que a gente deseja: “Aprendi que temos que acreditar em nossos sonhos e que nada na vida é impossível. Ao chegar na Inglaterra, fiquei admirada com tudo. Mesmo realizando o curso de inglês intensivo, aproveitei os momentos de folga para conhecer outros lugares além de Cambridge. Só tenho a agradecer pela oportunidade. Já quero outra viagem.”

Sara durante a passagem do outono para o intenso inverno em Cambridge I Foto: Arquivo Pessoal
Adrian aproveitou para conhecer pontos turísticos da Inglaterra I Foto: Arquivo Pessoal

Maringá

Até ser selecionado para o intercâmbio, a maior distância que o estudante do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Química da Etec Dr. Luiz César Couto, de Quatá, Adrian Moraes da Silva, de 16 anos, havia percorrido eram os cerca de 250 quilômetros que separam a sua cidade do município de Maringá, no Paraná. “Eu tinha o conhecimento básico do idioma, mas nunca tinha conversado com outra pessoa em inglês. Com o curso, consegui melhorar o entendimento, além de expandir o meu vocabulário”. 

Adrian reconhece quanto o Intercâmbio Cultural agrega ao seu currículo e deve ajudar no ingresso no mercado de trabalho. “Conhecer a Inglaterra foi a experiência mais surreal que eu já vivi. Visitei lugares que até então eu só tinha visto na televisão, como o Big Ben e a London Eye.”

Conquista

Letícia Santos Cardoso Soares, de 16 anos, aluna do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Alimentos e do curso técnico de Administração da Etec Benedito Storani, de Jundiaí, reconhece que melhorou seus conhecimentos de inglês e que a experiência da primeira viagem ao exterior será inesquecível. “Vou levar essa viagem para o resto da minha vida. Tive um mix de sentimentos, muitos aprendizados no idioma e também sobre o que desejo para o meu futuro. Foi uma grande conquista pessoal.”

Letícia durante passeio em Cherry Hinton, em Cambridge I Foto: Arquivo Pessoal
Eduardo e João Miguel Oliveira Souza, da Etec de Itararé, viraram notícia no site da Stafford House com um boneco de neve que fizeram na frente da escola I Foto: Arquivo Pessoal

Vídeo game

Aos 31 anos, Eduardo Aparecido Bonfim Domingues, que fez o curso técnico de Eletrônica da Etec Carolina Carinhato Sampaio, da Capital, ainda não tinha saído de São Paulo. Os jogos de vídeo game complementavam o conhecimento do inglês que tinha visto na escola. “Ser selecionado foi um susto para mim, mas, ao mesmo tempo, um presente e tanto. A viagem foi maravilhosa, uma experiência incrível”.

O estudante diz que conheceu pessoas excepcionais durante o intercâmbio e as anfitriãs da casa em que ficou foram verdadeiras mães. “Sou muito grato por tudo o que a Etec me proporcionou. Em 2022 voltei a estudar com 30 anos e conquistei nota máxima. Consegui o meu certificado de inglês e posso dizer, do fundo do meu coração, o ensino transforma vidas.”

Radiante

A aluna de 17 anos do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Eletrotécnica da Etec Getúlio Vargas, da Capital, Lumy Yukari Yokoda, também relata que ficou radiante ao descobrir que estava entre os selecionados. “Foi a melhor experiência que já tive. Meu inglês foi de categoria A1/A2 para B1 em apenas um mês. Foi muito gratificante participar do intercâmbio do Centro Paula Souza”.

Lumy durante entrega de certificados I Foto: Arquivo Pessoal
Hugo aproveitou para visitar os pontos turísticos do país I Foto: Arquivo Pessoal

Gratidão

Outro intercambista, Hugo Lopes dos Santos, de 17 anos, aluno do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Química da Etec de Mauá, no ABC, diz que não esperava ser selecionado e que sentiu felicidade, angústia e surpresa. “Nunca vou esquecer os momentos que passei e os aprendizados que tive.” Na memória, ficam as pessoas que Hugo conheceu e os lugares que ele não imaginava que existissem, “Não esperava que a Etec fosse me ofertar essa experiência e serei eternamente grato por isso.”

Próximos embarques

Até fevereiro, mais de 300 estudantes das Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) serão contemplados com a experiência de viver e estudar por quatro semanas em cidades da Inglaterra e Irlanda. O Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza beneficia os alunos inscritos com melhor aproveitamento acadêmico em seus cursos e unidades de ensino. Do total de 329 bolsas de estudo oferecidas, 241 destinaram-se às Etecs, sendo 3 vagas para alunos de cursos técnicos EaD. Para as Fatecs, 88 alunos foram selecionados, com 4 vagas para estudantes matriculados em cursos a distância.

O intercâmbio prevê também as seguintes despesas pagas: passagem aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, seguro-viagem e ajuda de custo. Os próximos embarques estão previstos para os dias 19, 20 e 21 de janeiro, 4 e 18 e fevereiro. Grupos terão como destinos as cidades de Brighton, Cambridge, Canterbury, Eastbourne, Londres, Oxford e Worthing, na Inglaterra, e Dublin, na Irlanda.

Entre 2011 e 2015, o Intercâmbio Cultural do CPS levou mais de 2,5 mil estudantes e 400 professores de Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para Inglaterra, Estados Unidos, Nova Zelândia, Espanha, Argentina e Chile.

Grupo que embarcou em novembro, no dia em que receberam os seus certificados I Foto: Divulgação

Compartilhe


Veja também