O Centro Interdisciplinar de Ciências (CIC) da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. José Sant’Ana de Castro, em Cruzeiro, entrou para o Guia Centros e Museus de Ciência do Brasil. Criado há 25 anos, o CIC é um […]
O Centro Interdisciplinar de Ciências (CIC) da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. José Sant’Ana de Castro, em Cruzeiro, entrou para o Guia Centros e Museus de Ciência do Brasil.
Criado há 25 anos, o CIC é um espaço em que alunos da Etec desenvolvem pesquisas científicas e trabalhos escolares, além de receberem aulas práticas. O local também possui uma área de exposições voltada à história da ciência, aberta à estudantes de outras instituições. Com equipamentos fabricados por alunos e doações de instituições a escola montou um acervo de aproximadamente 100 ferramentas de trabalho das áreas de: Biologia, Desenho Geométrico, Eletricidade, Física, História da Ciência, Matemática e Química.
Para o desenvolvimento do projeto, foi formado um corpo de monitores composto por alunos voluntários e professores. Entre as vagas de monitoria, duas são reservadas a alunos de outras unidades que integram temporariamente a equipe.
O aluno que entra para a equipe do CIC passa por um treinamento que inclui estudos de princípios teóricos, montagem de equipamentos, elaboração de projetos e seleção de materiais. Na etapa final, o aluno faz um estágio para aprender a abordar o público de forma correta e despertar o interesse dos visitantes.
No treinamento os professores aprendem a construir aparelhos e a utilizá-los, além de serem orientados sobre a forma de obter o melhor rendimento das atividades. Ao longo dos 25 anos de existência, o projeto capacitou cerca de 120 monitores e dezenas de professores.
“Com a introdução da experimentação na prática didática, criou-se um espaço para aproximação do professor com o aluno e a conseqüente melhoria do processo educacional”, afirma Dauri Pimentel professor responsável pelo CIC.
Distribuído gratuitamente, Guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil reúne dados históricos e informações sobre visitação, acervo e endereços de diferentes espaços de popularização da ciência e da tecnologia, em todo o país, e visa contribuir para que estes locais sejam valorizados e reconhecidos.
Para adquirir um exemplar, entre em contato com o Núcleo de Estudos da Divulgação Científica (nestudos@coc.fiocruz.br) ou com a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (secretaria@abcmc.org.br).