Filtro de Daltonismo

Campanhas de Natal despertam solidariedade nas Etecs e Fatecs

Arrecadação de notas fiscais e donativos, feira de adoção de pets e produção de panetones são algumas ações das Etecs e Fatecs para ajudar quem mais precisa

19 de dezembro de 2025 9:18 am Ações, Etec, Fatec

Professor Ozéias e alunos, da Etec Carlos de Campos, promovem oficina com crianças em ação de Natal | Foto: Divulgação

O Natal pode ser uma aula de solidariedade e o aprendizado fica para a vida toda. É o que acontece nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) que promovem, nesta época do ano, eventos e campanhas para ajudar comunidades carentes e instituições instaladas no entorno das unidades.

Liderança e atitude

Na Etec Antonio Devisate, de Marília, a aluna Luísa Andrade se destaca pelo desempenho acadêmico, mas não abre mão de fazer a diferença em sua comunidade. Movida por um forte senso de responsabilidade social, a jovem, que cursa o Técnico em Administração, liderou diversas campanhas sociais em 2025. Entre as ações, destaque para a Nota Fiscal Solidária, as campanhas do McDonald’s Adote e McDia Feliz, e o apoio à instituição Espaço Potencial, que atende crianças e jovens autistas.

O projeto Nota Fiscal Solidária foi realizado em outubro, novembro e dezembro e as notas, doadas ao Espaço Potencial. O objetivo de Luísa para 2026 é dar continuidade à arrecadação de notas e direcioná-las à mesma instituição. “Vou continuar incentivando meus colegas e familiares, mostrando que uma pequena ação pode mudar vidas e contribuir para um futuro melhor dessas crianças e jovens”, afirma. Com sensibilidade e iniciativa, Luísa mostrou que liderança não tem idade, mas nasce da atitude.

A professora Claudia Parolisi, da Etec de Marília, coordenou as campanhas e é uma das grandes incentivadoras de ações voltadas ao bem coletivo. “Os projetos sociais inspiram os alunos, professores e toda a comunidade escolar, reforçando que pequenos gestos, quando guiados pelo coração, podem gerar grande impacto na vida de outras pessoas”, afirmou Parolisi.

Além do Nota Fiscal Solidária e das campanhas Adote e McDia Feliz, a professora liderou também o projeto Doces Gestos, em prol da Associação de Pais e Mestres (APM), fortalecendo o vínculo entre escola e comunidade. Fora da escola, Claudia pilotou boas iniciativas, como a Campanha Panetone Solidário, que arrecadou panetones para a Associação de Combate ao Câncer (ACC), de Marília. Um gesto simples, mas carregado de afeto e impacto real.

Oficina Solidária

O professor Ozeias Batista, da Etec Carlos de Campos, da Capital, é voluntário há 16 anos do Instituto Sonhar e Viver e realiza o evento Natal dos Sonhos para as crianças atendidas pela instituição. A Etec é parceira da ação e empresta suas instalações para produção de 2, 2 mil panetones e biscoitos que serão doados ao Instituto.

Além da entrega de panetones, o docente, ao lado da professora Edicleia Mendes e alunos voluntários do Ensino Médio integrado ao Técnico em Gastronomia realizam também uma oficina para as crianças do Instituto Sonhar e Viver decorarem biscoitos com glacê real e confeitos.

Para o docente, essa experiência proporciona uma vivência prática do conhecimento transmitido nas aulas e mostra aos alunos o poder transformador da gastronomia. “O voluntariado desenvolve habilidades como a empatia, o trabalho em equipe e a responsabilidade cidadã”, conclui.

Feira de quatro patas

A Atlética da Fatec Antonio Russo, de São Caetano do Sul, deu um show de empatia promovendo uma feira de adoção de cachorros e gatos e uma campanha para arrecadação de ração, itens de higiene, acessórios e materiais diversos destinados a animais resgatados. A ação contou com a parceria do grupo especializado em resgate de animais em sofrimento, Esperança Animal.

A equipe de voluntários se mobilizou no dia do evento para apoiar todas as etapas da feira, como montagem da estrutura, recepção dos visitantes, organização de doações e o suporte às atividades. “O engajamento dos colegas demonstrou o compromisso da comunidade acadêmica com o bem-estar animal e um forte senso de responsabilidade social”, afirmou o membro da Atlética e aluno do curso de Segurança da Informação, Vanderlei Bueno.

A feira foi um momento de trocas, de integração entre alunos de diferentes cursos e turnos e de conversas sobre guarda responsável, importância da castração e desafios enfrentados por organizações que resgatam e cuidam de animais abandonados. “A ação reforçou valores como empatia, respeito e cooperação, fortalecendo o vínculo entre a Fatec e a sociedade”, concluiu Bueno.

Importante é competir

O espírito de responsabilidade social esteve presente também nas competições interclasses e a Etec Professor Carmine Biagio Tundisi, de Atibaia, inovou criando a modalidade “arrecadação de alimentos”. A turma que arrecadou mais foi declarada vencedora na categoria e recebeu pontuação válida para a classificação geral dos jogos do Interclasses.

Os competidores arrecadaram 1,3 tonelada de alimentos, que foram divididos em cestas básicas doadas para as instituições Casa do Pão, Lar Atalaia e Lar Isis.

Doces e travessuras

Com muito afeto e carinho, a turma do curso de Gestão de Eventos da Fatec Ipiranga fez o evento Natal Alegria para 100 crianças das Organizações Não-Governamentais Miosótis e Casa da Criança Santa Ângela. Professores e estudantes pensaram em conjunto cada detalhe da programação para oferecer uma programação variada com brincadeiras, teatro, música, guloseimas e entrega de sacolinhas surpresa.

Para a coordenadora-geral, Fabiana Serralha, mais que uma celebração, o Natal Alegria representou um momento de acolhimento. “Os encontros reafirmaram o compromisso da Fatec Ipiranga com a formação integral dos estudantes e com a transformação social”, afirma. Ainda segundo a coordenadora, o dia especial impactou as crianças, mas mexeu também profundamente com a comunidade acadêmica.

Solidariedade e cidadania

Em Presidente Prudente, a Etec Professor Adolpho Arruda Mello desenvolve há 13 anos a campanha Etec Solidária Amor e Fraternidade que envolve alunos, professores, funcionários e parceiros em uma ação de arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene e produtos de limpeza. Os donativos são distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade social, que estejam cadastradas pela Etec em parceria com centros sociais da cidade.

Para o professor e responsável pela campanha, Marcos Mutti, essa ação vai além da entrega de donativos. “Ela é uma prática pedagógica que desenvolve nos alunos atitudes essenciais como cidadania, compromisso social, fraternidade e gratidão”, afirma.

O docente ressalta ainda a consistência e perenidade desse projeto como motivo de orgulho para toda a comunidade que, unida, consegue gerar impacto real na vida de muitas famílias: “Realizar este projeto por tantos anos consecutivos demonstra que a solidariedade já faz parte da identidade da Etec Professor Adolpho Arruda Mello e nos faz acreditar num futuro mais solidário”, conclui.

Confira na tabela as atividades solidárias promovidas por outras Etecs e Fatecs clicando aqui.

Compartilhe


Veja também