Alunos retornam do intercâmbio nos Estados Unidos

A primeira turma que participou do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza retorna amanhã dos Estados Unidos. Os 125 estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais passaram o último […]

25 de março de 2011 10:00 am Etec, Fatec

A primeira turma que participou do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza retorna amanhã dos Estados Unidos. Os 125 estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais passaram o último mês hospedados em casa de família e frequentando curso de inglês em quatro cidades americanas: Chicago, Portland, San Francisco e Seattle.

“Está uma mistura de emoções”, contou a estudante Lívia de Cássia Franco sobre o retorno iminente. Ela ficou instalada em Chicago, assim como Ana Luiza Oyadomari, que se desmanchou em lágrimas ontem no lobby da escola Kaplan, durante a despedida dos estudantes de vários países. A rotina delas e de outros participantes do programa, relatada por eles mesmos, pode ser acompanhada no tumblr centropaulasouza.tumblr.com, que ao longo do mês recebeu mais de 6 mil visitas.

Ao todo, o  intercâmbio do Centro Paula Souza vai conceder 600 bolsas de estudo – 500 para alunos e 100 para professores de inglês. Trata-se de uma oportunidade oferecida a  jovens cuja maioria estudou sempre em escola pública e tem renda familiar de até cinco salários mínimos.

Novas turmas

A segunda turma de estudantes embarca na próxima semana. E as inscrições para o intercâmbio no segundo semestre de 2011 vão até o dia 29 de abril. Informações, regulamento e inscrições estão disponíveis no endereço: http://intercambio.fatgestao.org.br/inscricao.

O objetivo é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho utilizando o idioma como ferramenta de comunicação e de acesso à informação. Para os professores, o curso tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.

Os bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional vencedora da licitação, é a responsável pela viagem e estada dos estudantes e docentes.

Compartilhe


Veja também