Danilo Xavier e Pablo Santos, alunos do curso técnico em Cozinha da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, conquistaram uma bolsa de estudos de cinco meses na Escola da Arte Culinária Laurent, do chef francês […]
Danilo e Pablo, estudantes de Cozinha, foram os mais bem avaliados em programa da Nestlé – Foto: Divulgação
Danilo Xavier e Pablo Santos, alunos do curso técnico em Cozinha da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, conquistaram uma bolsa de estudos de cinco meses na Escola da Arte Culinária Laurent, do chef francês Laurent Suaudeau, três estrelas no Guia Michelin.
Eles foram os vencedores do primeiro e do segundo lugar, respectivamente, no programa Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil, promovido pela Nestlé, que reuniu estudantes da área de gastronomia para uma capacitação de dois dias na sede da empresa, na Capital. Durante as etapas de provas, os jovens tiveram de mostrar que já dominam algumas práticas da culinária, reproduzindo pratos apresentados por um chef.
Pablo, que está no segundo módulo vespertino do curso na Etec revela que ficou surpreso com o resultado. Ele conta que sempre cozinhou com a avó e que pretende estudar muito para seguir carreira na área. “É uma ótima oportunidade, vou conciliar com as aulas na Etec. Depois quero estudar na melhor escola de culinária do mundo, a Le Cordon Bleu, na França”, diz.
Para a diretora da escola, Regina Maria Sanches do Amaral, a participação dos alunos no programa além de dar visibilidade ao curso de Cozinha ajuda os jovens a encontrar seu espaço no mercado de trabalho. “Há possibilidade de eles terminarem o curso e serem encaminhados para trabalhar em grandes restaurantes.”
Após o período de curso no instituto, os dois alunos e outros oito estudantes selecionados apresentarão um menu completo para chefs renomados.