Somando 295 premiações, estudantes conseguiram um resultado ainda melhor do que o obtido pela instituição na competição de 2021
Estudantes de 59 Escolas Técnicas Estaduais brilharam na ONC, com destaque para Mogi das Cruzes e Cotia | Ilustração: Freepik
Nesta quarta-feira (23) acontece a cerimônia de premiação da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Se na edição de 2021 as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) conquistaram 275 prêmios, neste ano a pontuação foi ainda mais elevada: 295 premiações divididas entre 147 medalhas (22 de ouro, 63 de prata e 62 de bronze) e 148 menções honrosas.
A Olimpíada, organizada pela Universidade Federal do Piauí, é aberta a instituições de ensino públicas e privadas do Ensino Fundamental (a partir do sexto ano), do Ensino Médio e Técnico e do Ensino de Jovens Adultos (EJA).
Neste ano, as matérias que desafiaram os estudantes foram astronomia, biologia, física, história e química. E o melhor desempenho entre as Etecs coube às unidades de Mogi das Cruzes e de Cotia, que obtiveram números praticamente idênticos de medalhas e menções honrosas, somando 19 prêmios cada uma.
Os estudantes de 59 Etecs (14 delas da Capital) passaram por duas provas realizadas de forma remota – a primeira fase em agosto e a segunda, em setembro, em uma disputa que registrou o recorde de inscritos: foram mais de 3,1 milhões alunos dando a largada.
“Nossa escola sempre participa de competições como esta”, diz a coordenadora pedagógica da Etec de Cotia, Kátia Cilene Buonacorso Messias. “Os alunos são muito esforçados”, analisa, estendendo o elogio aos estudantes de todas as Etecs.
Confira a tabela com as medalhas conquistadas pelas 59 Etecs clicando aqui.