Alunos das Etecs estão entre os vencedores do Econoteen, da FEA-USP

Conquistaram segundo e quinto lugares no concurso de ensaios econômicos estudantes das Etecs São Paulo e Itaquera, ambas da Capital; premiação será nesta sexta

15 de junho de 2023 9:48 am Premiação

Francisco Rodrigues Dias e Lucas de Oliveira Igreja ficaram entre os cinco vencedores do concurso l Foto: Divulgação

Dois estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) administradas pelo Centro Paula Souza (CPS) estão entre os cinco vencedores da 16ª edição do Prêmio Econoteen de Ensaios, organizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). A cerimônia de premiação será realizada às 18h30 desta sexta-feira (16), na sede da faculdade.

Destinado aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Estado de São Paulo, o concurso tem o objetivo de aproximar os secundaristas da universidade pública e estimular neles o pensamento econômico. O tema da edição 2022 da competição foi “Duzentos anos de Independência do Brasil: aonde chegamos?”

Ao todo, 52 ensaios foram submetidos. A avaliação levou em consideração o desenvolvimento do texto e a coerência dos argumentos, assim como a utilização feita pelo autor dos conceitos de economia.

Etecanos vencedores

Francisco Rodrigues Dias, que no ano passado cursava o terceiro ano do técnico em Administração integrado ao Ensino Médio na Etec São Paulo, conhecida como Etesp, ficou com o segundo lugar no concurso. Orientado pelo professor de geografia da unidade localizada no bairro do Bom Retiro, na Capital, Fernando Siliano Reyes, ele concorreu com o ensaio “Brasil: uma economia condenada por suas próprias riquezas”.

“É uma análise dos motivos pelos quais o nosso país, apesar de tantas riquezas, território vasto e povo diverso, não conseguiu se desenvolver tanto quanto nações que passaram por processos colonizatórios semelhantes, como os Estados Unidos, por exemplo. Além da parte de economia que aprendi em Administração, os conceitos de geopolítica passados pelo professor Fernando nas aulas de geografia foram essenciais para formular o ensaio”, afirma Francisco.

“Eu procuro trabalhar a geopolítica desde as grandes navegações e mostro de que maneira cada acontecimento tem a ver com a nossa realidade. Fazer o aluno entender que tudo é um processo a ser entendido e que está em permanente transformação”, explica o professor orientador Fernando.

Não por acaso, Francisco se tornou aluno do curso superior de Economia na FEA-USP neste ano. “Participei do Econoteen porque já pensava nessa carreira. Quero trabalhar no setor público”, projeta o estudante.

Já o ex-aluno da Etec de Itaquera, localizada na zona leste da Capital, Lucas de Oliveira Igreja, foi o quinto colocado no concurso. Em 2022, ele estava no terceiro ano do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio, quando concorreu com o ensaio “Evolução do sistema de saúde pública no Brasil: recorte com as principais entidades surgidas nos 200 anos de independência do país”.

“Defini essa abordagem junto com minha orientadora, devido ao meu interesse na área de saúde, na qual gostaria de fazer um curso superior”, declara Lucas. “Tive muito suporte dela, que indicou diversos livros para que eu pudesse realizar a pesquisa. Também aproveitei o material de estudo disponível no site do Econoteen”. Lucas foi orientado pela professora de língua portuguesa e espanhol da Etec, Marilene Alves Viana.

“O Econoteen é muito importante para os estudantes porque é uma porta aberta a múltiplos conhecimentos: de conjuntura econômica, práticas de leitura e de escrita, contato com gênero do discurso, dentre outros”, ressalta Marilene.

Pelo segundo lugar, Francisco vai receber R$ 1.000. O prêmio de Lucas pelo quinto lugar será de R$ 400. Além da Etesp e da Etec de Itaquera, alunos de diversas outras unidades do CPS já foram vencedores em edições anteriores do Econoteen: Prof. Eudécio Luiz Vicente (Adamantina), Rodrigues de Abreu (Bauru), Abdias do Nascimento (Capital), Parque da Juventude (Capital), São Mateus (Capital), Takashi Morita (Capital), Antonio Junqueira da Veiga (Igarapava), Cônego José Bento (Jacareí), Prof. André Bogasian (Osasco), Coronel Fernando Febeliano da Costa (Piracicaba) e Lauro Gomes (São Bernardo do Campo).

As inscrições para a edição 2023 do Prêmio Econoteen de Ensaios começam em 1º de julho.

Cerimônia de premiação do Prêmio Econoteen de Ensaios
Local: