Alunos da Fatec Araçatuba criam jogo para jovens com autismo

25 de junho de 2018

Para criar os exercícios, estudantes levaram em consideração aspectos como as cores utilizadas nas atividades | Foto: Reprodução

A dificuldade no dia a dia de uma mãe com seu filho autista serviu de inspiração para o AutHelper, aplicativo criado por dois alunos do curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Araçatuba. O app utiliza jogos para auxiliar no aprendizado de crianças com autismo. O projeto foi um dos três finalistas do 5º Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios, na categoria Educação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Yago Bracco e Fábio Yajima foi orientado pelo professor Ronnie Marcos Rillo. Disponível para o sistema Android, o software tem quatro atividades: dicionário, números, letras e figuras. Ao clicar em um dos ícones, o usuário é direcionado a um desafio, apresentado de forma pausada e com ícones grandes para facilitar a compreensão da tarefa.

Para criar os exercícios, os alunos levaram em consideração aspectos como as cores utilizadas em cada atividade e o nível de aprendizado. “O AutHelper trabalha com as necessidades naturais das crianças com autismo”, afirma Bracco. “A intenção é ajudá-las a aprender melhor as matérias didáticas nas quais eles sentem um pouco de dificuldade na escola.”

Uma importante base para a pesquisa dos estudantes teve inspiração no trabalho realizado no Centro de Recuperação e Integração do Excepcional (Crie), de Guararapes, e no Instituto para Cegos Santa Luzia, de Araçatuba.

Testes

A data de lançamento do aplicativo ainda não está confirmada, já que os alunos precisam de parceiros para continuar com as pesquisas e o desenvolvimento do trabalho. Mesmo assim, há uma versão disponível para testes na Google Play. De acordo com os estudantes, o feedback dos usuários é muito importante neste momento para efetuar aprimoramentos no projeto.