Alunos da Fatec Araçatuba criam jogo para jovens com autismo


25 de junho de 2018

Compartilhe!

Para criar os exercícios, estudantes levaram em consideração aspectos como as cores utilizadas nas atividades | Foto: Reprodução

Para criar os exercícios, estudantes levaram em consideração aspectos como as cores utilizadas nas atividades | Foto: Reprodução

A dificuldade no dia a dia de uma mãe com seu filho autista serviu de inspiração para o AutHelper, aplicativo criado por dois alunos do curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Araçatuba. O app utiliza jogos para auxiliar no aprendizado de crianças com autismo. O projeto foi um dos três finalistas do 5º Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios, na categoria Educação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Yago Bracco e Fábio Yajima foi orientado pelo professor Ronnie Marcos Rillo. Disponível para o sistema Android, o software tem quatro atividades: dicionário, números, letras e figuras. Ao clicar em um dos ícones, o usuário é direcionado a um desafio, apresentado de forma pausada e com ícones grandes para facilitar a compreensão da tarefa.

Para criar os exercícios, os alunos levaram em consideração aspectos como as cores utilizadas em cada atividade e o nível de aprendizado. “O AutHelper trabalha com as necessidades naturais das crianças com autismo”, afirma Bracco. “A intenção é ajudá-las a aprender melhor as matérias didáticas nas quais eles sentem um pouco de dificuldade na escola.”

Uma importante base para a pesquisa dos estudantes teve inspiração no trabalho realizado no Centro de Recuperação e Integração do Excepcional (Crie), de Guararapes, e no Instituto para Cegos Santa Luzia, de Araçatuba.

Testes

A data de lançamento do aplicativo ainda não está confirmada, já que os alunos precisam de parceiros para continuar com as pesquisas e o desenvolvimento do trabalho. Mesmo assim, há uma versão disponível para testes na Google Play. De acordo com os estudantes, o feedback dos usuários é muito importante neste momento para efetuar aprimoramentos no projeto.

Veja Também