Filtro de Daltonismo

Alunos da Etec de Limeira propõem soluções para problemas reais

Participaram do desafio Resolve Aí 12 estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico em Eventos, Nutrição e Dietética e Química, junto com colegas do Cotil, Senac e Senai

9 de outubro de 2024 9:58 am Premiação

Estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico em Nutrição e Dietética e Química com a professora Margarete l Foto: Divulgação

Estimulados a propor soluções inovadoras e viáveis para problemas reais enfrentados pela sociedade, estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, localizada em Limeira, na Região de Campinas, apresentaram suas ideias na competição Resolve Aí, no final de setembro. O desafio foi uma iniciativa da prefeitura e da Fábrica de Inovação de Limeira, organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento local fomentando inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Participaram 12 alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Eventos, Nutrição e Dietética e Química da Etec, junto com colegas do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), totalizando cerca de 60 estudantes.

Divididos em equipes mistas, compostas por alunos de diferentes instituições, os jovens desenvolveram sete projetos, três dos quais foram premiados. Em primeiro lugar, o Metal Shed: conectando empresas e oportunidades, transformando excessos em soluções. Trata-se de um site que facilita o contato entre fábricas de joias e semijoias e empresas que tratam resíduos metálicos e sobras de insumos de produção. O objetivo é promover o descarte correto e a economia circular.

O segundo colocado foi Esporte que transforma, site de inscrição para prática de esportes no Centro Comunitário de Limeira. O objetivo é promover uma vida mais ativa e conscientizar sobre a importância das atividades físicas e a redução do uso de telas entre crianças e adolescentes.

Em terceiro lugar, o Leve Vida – equilíbrio emocional propõe o desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar a saúde mental das pessoas através de um jogo com inteligência artificial, que identifica comportamentos de risco a partir das respostas fornecidas, indicando o tratamento psicológico adequado.

As equipes contaram com mentores especializados em áreas como marketing, economia, educação e processos, entre outras. Os estudantes da Etec também foram orientados pela coordenadora do curso de Nutrição e Dietética Margarete Galzerano Francescato, e pela orientadora educacional da Etec, Rita Contin de Castro.

“O que mais interessa nessa atividade é o conhecimento que os estudantes adquirem e o contato com os mentores, alguns deles empresários que atuam na cidade”, avalia o assistente técnico administrativo da Etec e conselheiro da Fábrica de Inovação de Limeira, José Henrique Heydman Júnior. “Eles começam a ter uma visão boa da importância do trabalho em equipe para a resolução de problemas.”

Compartilhe


Veja também