Estudantes marcaram presença pela primeira vez na Campus Party Brasil e competiram na categoria Sumô 3 kg, com a equipe Spark; unidade também organiza torneios de robótica
Lucas de Oliveira, Gabriel Romera, Manuella Cristhyna, Ruan Lucas e o professor Rodrigo Watanabe durante a CPBR16 | Foto: Divulgação
Um prato cheio para quem gosta de robótica é a Robocore Experience, que teve sua terceira edição realizada durante a Campus Party Brasil (CPBR16) deste ano. Durante o evento foi possível conferir robôs de todas as formas, jogando hóquei ou futebol, batalhando entre si ou até mesmo lutando sumô.
Orientados por Rodrigo Horikawa Watanabe, coordenador do curso de Automação Industrial, da Escola Técnica Estadual (Etec) Armando Pannunzio, de Sorocaba, os alunos Manuella Cristhyna Rodrigues Gonçalves, Gabriel Roméra de Souza, Ruan Lucas da Costa Salles e Lucas de Oliveira Silva Rocha, do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração e Automação Industrial, integraram a equipe Spark e participaram pela primeira vez da Robocore Experience da CPBR16.
“Mesmo antes do evento, já estávamos treinando, testando e modificando o robô, além de empregar todas as técnicas que adquirimos ao longo dos anos. Ao chegar na CPBR16, nós conversamos e avaliamos as melhores estratégias para lidar com cada adversário”, pontua Gabriel.
Presença impactante
A Etec Armando Pannunzio desenvolve o Torneio de Robótica, que já está em sua oitava edição. “A partir desses campeonatos montamos uma equipe e um robô para participar da Campus Party. Os testes foram feitos na própria escola, finalizamos o robô e testamos contra outros que desenvolvemos”, comenta o professor.
Mesmo não ganhando o prêmio, os alunos se mostram empolgados com a participação e com altas expectativas para os próximos passos da equipe. “Pretendemos investir cada vez mais em estudos para melhorar nossos projetos. Queremos que nossa presença seja cada vez mais constante e impactante em eventos de robótica. A ideia é incentivar mais alunos a participar e desenvolver seus próprios projetos”, finaliza Gabriel.
CPS na Campus Party
Entre os dias 9 e 14 de julho, mais de 4 mil professores e estudantes de 74 Etecs e 27 Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) estiveram presentes na 16ª edição da Campus Party Brasil (CPBR16). Durante a feira, foram apresentados 20 projetos de alunos no espaço Startup 360º, além de nove palestras ministradas.