Filtro de Daltonismo

Estudantes da Baixada Santista produzem série de conteúdos sobre ODS

Parceria entre a Etec Aristóteles Ferreira e a Prefeitura de Santos resultou em minidocumentários com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

17 de dezembro de 2024 9:21 am Ações, Parcerias, Projetos

Produção fez parte do projeto Espiral da Cidadania 2024, atividade interdisciplinar com estudantes de diversas áreas | Foto: Divulgação

A Escola Técnica Estadual (Etec) Aristóteles Ferreira, de Santos, estabeleceu uma parceria com a prefeitura local para produção de uma série de minidocumentários com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A produção fez parte do projeto Espiral da Cidadania 2024, iniciativa interdisciplinar que mobilizou estudantes de diversas áreas técnicas para refletir sobre desafios globais e propor soluções criativas.

“O desenvolvimento do trabalho foi muito importante para despertar nos alunos a necessidade de ações urgentes relacionadas aos ODS 2030, abordando desafios como saúde e bem-estar, preservação do meio ambiente e redução de desigualdades. Os temas foram escolhidos de maneira interdisciplinar, sob a liderança da Coordenação do Ensino Médio e dos docentes”, explica a diretora da unidade, Fabiana Golz.

A produção dos minidocs envolveu turmas do Ensino Médio integrado ao Técnico e dos cursos técnicos de Informática para Internet, Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos Digitais, Edificações, Automação Industrial, Eletrotécnica e Eletrônica. Sob orientação de professores mediadores, os estudantes dedicaram o segundo semestre de 2024 à pesquisa e produção dos conteúdos, que abordam temas como trabalho decente, consumo responsável, energia limpa, infraestrutura sustentável e parcerias institucionais.

“Os alunos tiveram oportunidades de aprimorar o aprendizado, percebendo a importância de suas reflexões e ações. Eles se sentiram parte fundamental da sociedade e da escola e puderam desenvolver competências socioemocionais como empatia, resiliência e autorresponsabilidade”, comenta a coordenadora Giselle Stipanich

Cidadãos ativos

A iniciativa contou com o apoio da Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) da Prefeitura de Santos, que abrange o Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods). O assessor técnico da OTC, Alessandro Lopes, propôs os temas e ajudou a interligar os esforços entre a escola e o poder público. Para o arquiteto e urbanista, envolver os alunos em projetos práticos e colaborativos com a prefeitura e outras organizações traz benefícios para toda a cidade.

“A integração dos ODS na educação prepara os alunos para serem cidadãos ativos. Projetos como esses mostram como suas ações podem impactar positivamente a comunidade e desenvolver habilidades essenciais como liderança e pensamento crítico”, ressalta a professora.

Os temas foram explorados por meio de uma metodologia inspirada na gestão ágil Scrum, com os alunos divididos em grupos e conduzindo ciclos mensais de desenvolvimento (sprints). Cada turma contou com um professor orientador para guiar o processo.

Temas

Os ODS trabalhados foram a ODS 7 (Energia Limpa e Acessível): Eficiência energética e acesso universal à energia; ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico): Redução da proporção de jovens sem emprego e promoção do empreendedorismo; ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura): Desenvolvimento de infraestrutura sustentável e acesso financeiro às pequenas indústrias; ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis): Habitação acessível e urbanização inclusiva; ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis): Estratégias para redução de resíduos e monitoramento do impacto sustentável no turismo; ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes): Combate à violência e à exploração infantil; ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação): Importância das parcerias públicas e privadas para mobilização de recursos.

Compartilhe


Veja também