Parceria entre a Etec Aristóteles Ferreira e a Prefeitura de Santos resultou em minidocumentários com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Produção fez parte do projeto Espiral da Cidadania 2024, atividade interdisciplinar com estudantes de diversas áreas | Foto: Divulgação
A Escola Técnica Estadual (Etec) Aristóteles Ferreira, de Santos, estabeleceu uma parceria com a prefeitura local para produção de uma série de minidocumentários com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A produção fez parte do projeto Espiral da Cidadania 2024, iniciativa interdisciplinar que mobilizou estudantes de diversas áreas técnicas para refletir sobre desafios globais e propor soluções criativas.
“O desenvolvimento do trabalho foi muito importante para despertar nos alunos a necessidade de ações urgentes relacionadas aos ODS 2030, abordando desafios como saúde e bem-estar, preservação do meio ambiente e redução de desigualdades. Os temas foram escolhidos de maneira interdisciplinar, sob a liderança da Coordenação do Ensino Médio e dos docentes”, explica a diretora da unidade, Fabiana Golz.
A produção dos minidocs envolveu turmas do Ensino Médio integrado ao Técnico e dos cursos técnicos de Informática para Internet, Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos Digitais, Edificações, Automação Industrial, Eletrotécnica e Eletrônica. Sob orientação de professores mediadores, os estudantes dedicaram o segundo semestre de 2024 à pesquisa e produção dos conteúdos, que abordam temas como trabalho decente, consumo responsável, energia limpa, infraestrutura sustentável e parcerias institucionais.
“Os alunos tiveram oportunidades de aprimorar o aprendizado, percebendo a importância de suas reflexões e ações. Eles se sentiram parte fundamental da sociedade e da escola e puderam desenvolver competências socioemocionais como empatia, resiliência e autorresponsabilidade”, comenta a coordenadora Giselle Stipanich
Cidadãos ativos
A iniciativa contou com o apoio da Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) da Prefeitura de Santos, que abrange o Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods). O assessor técnico da OTC, Alessandro Lopes, propôs os temas e ajudou a interligar os esforços entre a escola e o poder público. Para o arquiteto e urbanista, envolver os alunos em projetos práticos e colaborativos com a prefeitura e outras organizações traz benefícios para toda a cidade.
“A integração dos ODS na educação prepara os alunos para serem cidadãos ativos. Projetos como esses mostram como suas ações podem impactar positivamente a comunidade e desenvolver habilidades essenciais como liderança e pensamento crítico”, ressalta a professora.
Os temas foram explorados por meio de uma metodologia inspirada na gestão ágil Scrum, com os alunos divididos em grupos e conduzindo ciclos mensais de desenvolvimento (sprints). Cada turma contou com um professor orientador para guiar o processo.
Temas
Os ODS trabalhados foram a ODS 7 (Energia Limpa e Acessível): Eficiência energética e acesso universal à energia; ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico): Redução da proporção de jovens sem emprego e promoção do empreendedorismo; ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura): Desenvolvimento de infraestrutura sustentável e acesso financeiro às pequenas indústrias; ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis): Habitação acessível e urbanização inclusiva; ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis): Estratégias para redução de resíduos e monitoramento do impacto sustentável no turismo; ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes): Combate à violência e à exploração infantil; ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação): Importância das parcerias públicas e privadas para mobilização de recursos.