Aluno da Jorge Street vai representar o Brasil nos EUA

Raphael Gradinar Coelho, 17 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica (Etec) Jorge Street, de São Caetano do Sul, vai representar o Brasil nos Estados Unidos, por meio do programa de […]

30 de outubro de 2008 10:00 am Etec

Raphael Gradinar Coelho, 17 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica (Etec) Jorge Street, de São Caetano do Sul, vai representar o Brasil nos Estados Unidos, por meio do programa de intercâmbio cultural Jovens Embaixadores 2009. Promovido pela Embaixada dos EUA no Brasil, o projeto levará 35 jovens à capital, Washington, e diversos estados norte-americanos.

Serão duas semanas de viagem, entre 9 e 24 de janeiro, nas quais os estudantes poderão aprimorar a educação e trocar conhecimentos, assistindo aulas em escolas públicas norte-americanas e ministrando palestras sobre o Brasil.

“Sempre estudei a cultura norte-americana e a língua inglesa. É uma grande porta que se abre para vivenciar isso de perto. Tenho certeza de que o programa vai me trazer oportunidade de crescimento acadêmico e profissional. Espero representar bem o país”, comenta Raphael.

Mais de três mil estudantes do Ensino Médio de todo Brasil participaram do processo de seleção. Este ano, pela primeira vez, o programa terá ao menos um estudante de cada estado brasileiro e do Distrito Federal. São Paulo tem o maior número de representantes – quatro.

O programa busca beneficiar estudantes brasileiros que são exemplos em suas comunidades em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Para isso, a seleção inclui prova escrita em inglês, entrevista pessoal e análise socioeconômica. A embaixada também exige que o candidato esteja engajado em projeto de responsabilidade social.

Raphael mora no bairro João Clímaco, limite entre São Caetano do Sul e a Capital. Ele garante ser muito presente na comunidade: “Ensino piano de graça para pessoas do bairro que não teriam condições de pagar aulas. Na igreja, participo da regência do coral e dou aulas de religião para crianças”.