Aluno da Fatec Santo André leva prêmio com motocicleta elétrica

Ricardo Fonseca, aluno do curso tecnológico de Eletrônica Automotiva da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Santo André, é o vencedor do concurso Yamaha Busca Talento, na categoria Sustentabilidade com uma Motocicleta Elétrica 100% movida à bateria, […]

4 de dezembro de 2012 10:00 am Fatec

Ricardo Fonseca, aluno do curso tecnológico de Eletrônica Automotiva da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Santo André, é o vencedor do concurso Yamaha Busca Talento, na categoria Sustentabilidade com uma Motocicleta Elétrica 100% movida à bateria, sem emissão de poluentes. A premiação será nesta quarta-feira, 5, na sede da Fatec. Ricardo receberá uma moto zero quilômetro de  125 cilindradas.

O equipamento desenvolvido pelo estudante utiliza bateria de alta tecnologia e freios regenerativos, que recuperam até 94% da energia normalmente desperdiçada em forma de calor. Com isso, o veículo pode rodar cerca de 250 quilômetros num único dia, com uma parada para recarga, como na hora do almoço, por exemplo.

Além de não poluir o ambiente, o motor elétrico tem um melhor aproveitamento, já que a capacidade de transformar energia elétrica em energia mecânica (a que faz o veículo andar) chega a 90%, enquanto os motores à combustão só utilizam 70% da energia gerada – o restante é desperdiçado em forma de calor.

A poluição zero é a grande vantagem da motocicleta. Segundo Cleber Gomes, orientador do projeto, a ideia vai de encontro ao que a indústria busca. “A inovação é uma tendência e o compromisso com o consumidor é o baixo custo e o desempenho, essa questão está na pauta das indústrias e vai se tornar realidade muito em breve”, afirma.

Compartilhe


Veja também