Filtro de Daltonismo

Aluno da Fatec Santo André leva prêmio com motocicleta elétrica

Ricardo Fonseca, aluno do curso tecnológico de Eletrônica Automotiva da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Santo André, é o vencedor do concurso Yamaha Busca Talento, na categoria Sustentabilidade com uma Motocicleta Elétrica 100% movida à bateria, […]

4 de dezembro de 2012 10:00 am Fatec

Ricardo Fonseca, aluno do curso tecnológico de Eletrônica Automotiva da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Santo André, é o vencedor do concurso Yamaha Busca Talento, na categoria Sustentabilidade com uma Motocicleta Elétrica 100% movida à bateria, sem emissão de poluentes. A premiação será nesta quarta-feira, 5, na sede da Fatec. Ricardo receberá uma moto zero quilômetro de  125 cilindradas.

O equipamento desenvolvido pelo estudante utiliza bateria de alta tecnologia e freios regenerativos, que recuperam até 94% da energia normalmente desperdiçada em forma de calor. Com isso, o veículo pode rodar cerca de 250 quilômetros num único dia, com uma parada para recarga, como na hora do almoço, por exemplo.

Além de não poluir o ambiente, o motor elétrico tem um melhor aproveitamento, já que a capacidade de transformar energia elétrica em energia mecânica (a que faz o veículo andar) chega a 90%, enquanto os motores à combustão só utilizam 70% da energia gerada – o restante é desperdiçado em forma de calor.

A poluição zero é a grande vantagem da motocicleta. Segundo Cleber Gomes, orientador do projeto, a ideia vai de encontro ao que a indústria busca. “A inovação é uma tendência e o compromisso com o consumidor é o baixo custo e o desempenho, essa questão está na pauta das indústrias e vai se tornar realidade muito em breve”, afirma.

Compartilhe


Veja também