Aluno da Etec Tiquatira participa de projeto de moda sustentável

Iniciativa reuniu profissionais e estudantes para repensar o consumo e desenvolver uma coleção com materiais reutilizáveis; posteriormente, as peças irão para o Museu Hering, em Blumenau

30 de janeiro de 2019 9:15 am Etec

O aluno Oliv Barros participou de uma imersão no mundo da moda sustentável | Foto: Divulgação/Fundação Hermann Hering

“Não devemos apenas desenvolver produtos, mas criar e compartilhar afeto”. É com esse lema que o aluno do terceiro módulo do curso de Modelagem do Vestuário na Escola Técnica Estadual (Etec) Tiquatira, na zona leste da Capital, Oliv Barros entrou de cabeça no projeto Trama Afetiva. Desenvolvida pela Fundação Hermann Hering, a iniciativa reuniu dez profissionais e estudantes, selecionados a partir de 443 inscritos, para repensar o consumo e desenvolver peças de roupa com materiais reutilizáveis.

O interesse de Oliv pela moda surgiu já na infância, quando a mãe, que trabalhava como costureira e diarista, trazia materiais escolares doados pelas patroas para que ele desenhasse. Ao longo dos anos, o jovem descobriu a paixão por artes plásticas, grafitti e cinema. “Sempre fui engajado com projetos sociais para jovens na comunidade de Heliópolis, onde ainda moro”, conta. “Criando figurinos posso vestir todo mundo, de crianças a idosos, e é isso que me move”, afirma o estudante, que é também um dos fundadores do coletivo audiovisual chamado Gleba do Pêssego.

Realizado anualmente com especialistas de diferentes áreas do mundo da moda, o Projeto Trama Afetiva oferece aos participantes imersões e oficinas com foco no conceito de economia afetiva, voltado para a geração de valor e responsabilidade socioambiental. Oliv teve a oportunidade de aprender com designers, como Alexandre Herchcovitch, Marcelo Rosenbaum e Itiana Passeti, além  de se aprofundar no conceito de upcycling, nome dado ao processo de reaproveitar e dar um novo propósito a uma roupa ou objeto antigo. “Fizemos uma imersão em projetos de sustentabilidade e fomos incentivados a pensar sobre a origem do material que usávamos, além de lançar mão de malhas que sobraram de outras coleções para criar algo novo”, explica o jovem.

Depois de um mês de imersão, o grupo desenvolveu a Coleção NÓS. Oliv foi o responsável pela tipografia e logomarca da coleção, além de criar estampas para peças e acessórios. Foram produzidos 25 itens, entre roupas, mochilas e almofadas, em um processo que evita ao máximo os resíduos de produção. A coleção será usada como exemplo de projeto sustentável em palestras e, posteriormente, irá para o Museu Hering, em Blumenau, Santa Catarina. Também foi lançado o livro Economia Afetiva: aprendizado para o futuro, escrito por Jackson Araújo e Luca Predabon, dois dos mentores do Trama, abordando a experiência.

Compartilhe


Veja também