Luan Fávero, de 19 anos, estudante da Escola Técnica Estadual (Etec) Jorge Street, de São Caetano do Sul, foi o vencedor do concurso cultural Bons textos, boas ideias, realizado pela Revista Cult. A iniciativa é voltada […]
CULT #207 | Novembro 2015
Luan Fávero, de 19 anos, estudante da Escola Técnica Estadual (Etec) Jorge Street, de São Caetano do Sul, foi o vencedor do concurso cultural Bons textos, boas ideias, realizado pela Revista Cult. A iniciativa é voltada a alunos regularmente matriculados no terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas de todo País, orientados por professores que atuem na mesma instituição.
Orientado pela professora Roberta Roque Baradel, o jovem venceu com a redação Em matéria escolar, gosto se define. “Destaquei a questão do capital cultural como moeda de troca dentro da sociedade”, conta Luan.
O concurso propôs aos participantes escreverem um texto dissertativo em prosa sobre como a escola pode ajudar na formação do gosto cultural de um aluno. Como inspiração foi sugerido um texto que analisa a importância da obra do sociólogo francês Pierre Bourdieu para a cultura e a educação. Leia aqui.
Outra aluna da Etec, Marcela Vanessa Santos Rossi, recebeu menção honrosa com o texto Democratização cultural. A jovem também teve a orientação da professora Roberta Baradel. Como prêmio, a Etec Jorge Street ganhará R$ 2,5 mil destinados à compra de livros para a biblioteca. Já os estudantes terão seus textos publicados na próxima edição da revista, em novembro, e ganharão um ano de assinatura da publicação.