Etec de Osvaldo Cruz participa do Parlamento Jovem Paulista

Gabriel Henrique Tiete Sanches, de 16 anos, está entre os 47 estudantes selecionados para vivenciar a rotina de um deputado estadual no evento que começa nesta quinta-feira, 26

25 de abril de 2018 10:07 am Etec, Institucional

Gabriel Sanches ao lado do professor José Cláudio Pecini que orientou seu projeto de lei selecionado para o programa | Foto: Divulgação

O estudante Gabriel Henrique Tiete Sanches, da Escola Técnica Estadual (Etec) Amim Jundi, de Osvaldo Cruz, está entre os 47 jovens selecionados para participar da 19ª edição do Parlamento Jovem Paulista. Realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o programa inicia suas atividades nesta quinta-feira, 26, e segue até sexta, 27. O objetivo é estimular a participação dos jovens na política simulando as experiências dos deputados.

Para participar da iniciativa, Gabriel sugeriu um projeto de lei propondo a criação de museus de fotografia sobre a história dos municípios em imóveis onde funcionavam antigas estações ferroviárias. Aluno do terceiro ano do Ensino Médio, ele foi orientado pelo professor José Cláudio Pecini e representará o Partido da Cultura e da Educação durante a programação do parlamento jovem.

Durante os dois dias de evento, os estudantes vivenciam a rotina da casa legislativa, passando por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei, bem como a tramitação nas comissões até o momento em que a proposta torna-se lei. Ao final do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida pelos jovens parlamentares.

Experiência

Aos 16 anos, Gabriel diz que se interessa por assuntos relacionados à política e está animado para ser um dos protagonistas do programa. “Costumo acompanhar as ações do setor público e me envolver em iniciativas que tragam benefícios para a sociedade. Acredito que a participação no evento trará novas experiências para colocar o aprendizado das aulas da Etec em prática, principalmente no que se refere a temas ligados à ética e cidadania”, afirma.

Essa é a segunda vez que a Etec Amin Jundi terá um representante no programa. Em 2009, o ex-aluno Lucas Canola Hirano foi um dos selecionados para compor o parlamento jovem. Hoje, ele é vereador da cidade de Osvaldo Cruz.