Jovens administradoras e ex-alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) Doutor Geraldo José Rodrigues Alckmin, em Taubaté, estão facilitando o acesso a óculos aos moradores da cidade. Com idades entre 20 e 30 anos, Cristina de Paula Maurício, Janaína […]
Jovens administradoras e ex-alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) Doutor Geraldo José Rodrigues Alckmin, em Taubaté, estão facilitando o acesso a óculos aos moradores da cidade. Com idades entre 20 e 30 anos, Cristina de Paula Maurício, Janaína de Moraes Xavier, Amanda da Silva Santos, Vanessa Alves Saldanha e Yara Cilene de Almeida desenvolveram o projeto Olhar Social, pelo qual arrecadam e distribuem armações usadas para beneficiar pessoas que não têm como pagar. E ainda mantém convênios com óticas locais para baratear o custo das lentes.
A proposta nasceu do Trabalho de Conclusão de Curso da Etec, em 2014, sob a orientação da professora Vilma Leonor de Nardi Bastos. Rendeu a aprovação das estudantes no curso técnico em Administração e o primeiro lugar na edição 2014 da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), na categoria Ciências Humanas, Sociais e Artes, mas o maior trunfo do projeto foi ter ultrapassado os muros da escola e rendido frutos para toda a comunidade.
Armações de óculos fora de uso, especialmente infantis, são arrecadadas quinzenalmente na Etec e no Atendimento Múltiplo na Educação e no Trabalho (Ametra II), instituição de apoio a jovens da Prefeitura de Taubaté. A partir do dia 15 de junho, passam também a ser recolhidas na papelaria Tem de Tudo, em São Luiz do Paraitinga. Os modelos são disponibilizados gratuitamente na sede do Projeto Esperança, ONG que atende crianças carentes da cidade.
Os interessados podem provar as mais de 250 armações do catálogo, que também pode ser consultado pelo site do projeto http://www.olharsocial.com/. É necessário levar uma receita que comprove a necessidade de usar óculos de grau.
Com a armação em mãos e um encaminhamento do Olhar Social, o beneficiado pode escolher uma das duas óticas parceiras para fazer um orçamento das lente com desconto. As organizadoras do projeto estimam uma economia de até 70% para os beneficiados.
“Logo quando testamos o projeto, em abril do ano passado, conseguimos fazer uma coleta de 134 armações mesmo sem divulgação”, conta Cristina. A Etec continua sendo o principal ponto de arrecadação. “Temos 10 alunos voluntários na Etec também envolvidos com o projeto”, conta a professora Vilma Bastos.
Além do ponto fixo para retirada das armações, é possível consegui-las em eventos pontuais organizados pelo Olhar Social em parceria com instituições beneficentes. Durante as ações, um optometrista atua fazendo exames e expedindo receitas. Assim, o público já sai com uma receita e uma armação sem desembolsar nada, além de receber um vale desconto para as lentes.
O próximo evento do Olhar Social está marcado para o dia 28 deste mês, na ONG Base – Revolução do Amor, na Rua Benedito Marques, Parque Três Marias, em Taubaté, quando será possível adquirir ou doar armações.
Embora as parcerias garantam a manutenção do projeto, as organizadoras confeccionam e vendem chaveiros personalizados com lentes das armações que não serão reutilizadas para garantir uma fonte de renda para o projeto. O grupo também acaba de reformar seu site oficial para expandir sua atuação.
Serviço – Olhar Social
Onde doar:
Escola Técnica Estadual de Taubaté – Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin
Avenida Tomé Portes Del Rei, 507 – Jardim Ana Rosa
Ametra II
Avenida Santa Luiza de Marillac, 1375 – Vila São José
Tem de Tudo Papelaria
Rua do Carvalho, 4 – São Luiz do Paraitinga
Onde adquirir:
Projeto Esperança
Rua Brasilina Moreira dos Santos, 1385 – Jardim Sandra Maria
Mais informações:
http://www.olharsocial.com/
https://www.facebook.com/projetoolharsocial