Filtro de Daltonismo

Alunas da Fatec Zona Leste destacam-se na ‘Capture the Flag’

Dedicada exclusivamente ao público feminino, primeira edição da maratona foi realizada na Poli-USP, em um ambiente simulado para testar habilidades em cibersegurança

7 de abril de 2025 4:16 pm Competições, Eventos, Fatec

Desempenho expressivo das alunas da Fatec Zona Leste na competição: 18 participantes e 5 jovens premiadas | Foto: Divulgação

Duas equipes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Zona Leste, da Capital, conquistaram a segunda e a quarta colocações da competição Hacker do Bem – 1º Capture The Flag (CTF) Feminino. Exclusivamente voltada para mulheres, a maratona foi disputada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na sexta-feira (4) e no sábado (5). Participaram da competição 18 alunas do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Dessas, cinco foram premiadas.

Em um ambiente simulado, as estudantes colocaram em prática suas habilidades em cibersegurança. “Essa é uma excelente oportunidade para dar visibilidade à atuação das mulheres na área de tecnologia”, avalia Jeferson Roberto de Lima, coordenador do curso.

Ana Beatriz Novais Pereira, Desirée Constantino de Almeida Barboza e Isabelle Gomes de Souza Andrade ficaram em segundo lugar e receberam R$ 4 mil em gift cards. As estudantes Ana Júlia Lima de Oliveira e Giovanna da Silva conquistaram a quarta posição, premiadas com R$ 2 mil, também em gift cards.

Hacker do Bem é um projeto criado para a formação de profissionais em segurança cibernética, estimulando o uso ético do hacking para proteger sistemas, pessoas e instituições. “A competição tem como objetivo principal criar uma nova geração de ‘hackers éticos’, que usam seus conhecimentos para o bem, ajudando a identificar e corrigir falhas de segurança, em vez de explorá-las”, resume o coordenador.

Compartilhe


Veja também