Filtro de Daltonismo

Alunas da Etec Suzano ganham bolsa PIBIC para projeto sobre música brasileira

Era uma vez três jovens do curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio que desenvolveram um jogo literário para apresentar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Como prêmio ganharam uma bolsa do Programa […]

22 de junho de 2016 11:30 am Institucional

Crédito: Gastão Guedes | Estudantes exibem o jogo Déjà vu literário durante a Febrace 2016

Era uma vez três jovens do curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio que desenvolveram um jogo literário para apresentar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Como prêmio ganharam uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM). Em meio aos tubos de ensaio na Escola Técnica Estadual (Etec) de Suzano, Amanda Rodrigues Valério, Geovanna dos Santos Romeiro e Sabrina Araújo de Barcelos se apaixonaram pelos livros e criaram o jogo Déjà vu literário.

A brincadeira de perguntas e respostas sobre as obras literárias mais cobradas pelos vestibulares do Estado São Paulo chamou a atenção durante a 14ª edição da Febrace e levou as alunas do terceiro ano a conseguir a bolsa. Depois de passear pela literatura nacional, as meninas agora querem um novo desafio: divulgar a música brasileira para os colegas da Etec. O foco do projeto, iniciado em maio, é a Bossa Nova, gênero musical que surgiu no final dos anos 1950.

“Vimos que hoje os jovens não comentam mais sobre a Bossa Nova. Por isso, resolvemos nos dedicar a esse gênero. Descobrimos que há uma relação fantástica entre música e literatura”, afirma Geovanna.

De acordo com o orientador do projeto Felipe Roberto Martins, a pesquisa envolve a seleção e a intepretação das músicas, além da realização de oficinas, exposições e apresentações musicais. A cada três meses, as estudantes devem enviar um relatório ao programa. Ao final do ano, será entregue um trabalho completo com os resultados obtidos. “As metas são aumentar o nível de leitura dos alunos e ajudá-los a relacionar as obras literárias e musicais aos momentos históricos”, explica Martins.

Novas possibilidades

Para as alunas que desenvolvem o projeto, conhecer os principais nomes da Bossa Nova, como João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, ampliou seu conhecimento sobre a cultura brasileira. “Estudar as músicas é algo maravilhoso. Estou vendo novas ‘cores’, novas possibilidades e novos pontos de vista. Aprendi a dar valor à nossa cultura. É uma experiência que vou levar para o resta da minha vida”, diz Amanda.

O projeto também conta com o apoio da professora Rosana Novais, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Zona Leste, da Capital. As estudantes e os professores serão certificados, no final de 2016, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Compartilhe


Veja também