Aluna da Etec de Mogi das Cruzes cria app para capacitação em TIC

Setor de tecnologia da informação e comunicação está entre os que mais precisam de profissionais especializados; aplicativo foi premiado na última edição do StartUp Weekend SP Young Women

26 de agosto de 2019 2:50 pm Institucional

Aluna da Etec de Mogi das Cruzes desenvolve projetos na área de empreendedorismo social | Foto: Divulgação

Cheia de ideias e de energia para tirá-las do papel, a estudante Virgínia Santos, da Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, localizada em Mogi das Cruzes, na Região do Alto Tietê, criou a Brasil Inteligência à Vista (BIA), startup voltada ao empreendedorismo social. Com a proposta de desenvolver produtos e serviços que ajudem os jovens a se capacitarem para o mercado de trabalho, a iniciativa está sendo colocada em prática depois de ficar em segundo lugar no último StartUp Weekend São Paulo Young Women, realizado na Capital, no início de junho passado.

O aplicativo traz dicas e tutoriais que permitem ao usuário conhecer a linguagem de internet e se capacitar para desenvolver sites e outros tipos de plataformas eletrônicas. Apresentado na competição, destacou-se pela funcionalidade, autonomia e eficiência como instrumento para qualificação profissional. A conquista rendeu mentorias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da aceleradora Herd e da plataforma de investidores Kria. Virgínia trabalhou nesse projeto em parceria com colegas de outras escolas da região que também fazem parte da BIA.

Para viabilizar o app, o grupo fez uma investigação sobre as oportunidades do mercado de tecnologia e digital. “Constatamos que a demanda por jovens capacitados nessas áreas é bem maior do que a oferta de profissionais qualificados. Infelizmente os jovens não estão preparados para suprir esse tipo de especialidade”, analisa a estudante. “O app que criamos é bastante intuitivo e com uma linguagem simples que possibilita uma capacitação rápida”, completa.

A expectativa dos desenvolvedores é que o projeto possa colaborar para o incremento do mercado de Tecnologia Informação e Comunicação (TIC), uma vez que a estimativa para os próximos cinco anos é que o segmento demande cerca de 420 mil profissionais com perfil tecnológico por ano, enquanto a média atual de estudantes graduados na área é de 46 mil alunos por ano.

O aumento da demanda se deve, entre outros fatores, à evolução acelerada e consistente da indústria 4.0, que busca profissionais especializados em atuar principalmente nas áreas de Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e Segurança da Informação. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas da Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

O primeiro lugar no StartUp Weekend São Paulo Young Women foi o projeto Black Ladies, da Escola Estadual Dr. Deodato Wertheimer, também de Mogi das Cruzes. O trabalho consiste no desenvolvimento de uma linha de maquiagem para a pele negra. A competição premia produtos e empresas criados durante um fim de semana com o objetivo de fomentar o empreendedorismo jovem feminino no país.

Compartilhe


Veja também