Aliado do ensino, jogo de tabuleiro é tradição na Fatec Indaiatuba

Atividade é forma de trabalhar o conteúdo do curso superior tecnológico de Comércio Exterior de forma lúdica e permite usar a teoria aprendida em sala de aula na prática

4 de maio de 2023 10:59 am Fatec

Jogos têm design especial e até manual de instruções com infográficos para facilitar entendimento dos usuários | Foto: Divulgação

Uma maneira divertida e eficiente de aprender vem ganhando espaço há dez anos na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Indaiatuba. Criada pelo coordenador da disciplina de Comércio Exterior, Ricardo Sergio Neiva Nobrega, o uso de questões sobre a matéria que ele leciona em jogos de tabuleiro ganhou ainda mais força quando Viviane di Battisti, professora de Marketing, apostou no design e reforçou a simulação do ambiente corporativo em jogos que podem ser originais ou adaptações dos que se encontram no mercado.

“O que trazemos para o tabuleiro é o conteúdo do curso de Comércio Exterior a teoria testada na prática”, explica Viviane. O cuidado com o produto produzido com os alunos não deixa nada de lado. O manual, por exemplo, passou a ser escrito em português, inglês e espanhol e traz infográficos. “Algumas pessoas têm preguiça de ler”, lembra.

Durante o período de isolamento provocado pela pandemia de Covid-19, quando os contatos eram feitos via internet, o RPG (Role Playing Games), jogo de interpretação de papéis, também foi adotado pela Fatec. Para que todos pudessem acessá-los, esses jogos foram alocados em um site. Passado o período de isolamento, os jogos continuam físicos, porque “é mais tangível”, segundo a professora.

Há oito anos na coordenação dessa atividade, Viviane já teve a colaboração de vários professores, que deixam suas marcas no projeto. Neste semestre, Valdinete Doria é a docente que se dedica ao tabuleiro ao lado de Viviane, junto com os estudantes.

Nos dias 10 e 11 de maio, durante a Semana de Tecnologia, novos jogos, com novos desafios, serão apresentados à comunidade acadêmica.

Vestibular

Para o Vestibular do segundo semestre de 2023, além de Comércio Exterior, os cursos superiores de tecnologia oferecidos na Fatec Indaiatuba são Gestão de Serviços, Redes de Computador, Gestão Empresarial, Logística Aeroportuária e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), com 40 vagas para cada um. Estas são algumas das 91 opções de graduação ofertadas pelas Fatecs no Estado.

Comércio Exterior acontece na modalidade presencial, com três semestres de duração, e é oferecido também em unidades localizadas nos seguintes municípios: Barueri, Guarulhos, Praia Grande, São Caetano do Sul, além da Fatec Zona Leste, na Região Metropolitana de São Paulo.

O processo seletivo está com inscrições abertas pelo site até as 15 horas do dia 2 de junho, onde também é possível consultar cursos e vagas oferecidas em cada uma das Fatecs do Estado.