Acessibilidade é tema de projeto de estudantes na Etec de Cruzeiro

Onze alunos idealizaram a reforma da casa de uma colega para que ela pudesse usar uma cadeira motorizada dentro de sua residência

17 de agosto de 2022 2:41 pm Etec

Professores e estudantes que participaram do projeto Edificando Caminhos na casa de Brenda | Foto: Divulgação

Publicação realizada de forma retroativa em respeito à legislação eleitoral.
Conteúdo elaborado entre 2 de julho de 2022 e o término da eleição estadual de São Paulo.

Um olhar atento e pequenas adaptações podem resultar em mais segurança, conforto e praticidade na vida de pessoas com deficiência. Mobilizados pela necessidade de uma ex-aluna da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. José Sant’Ana de Castro, Brenda Nicoli de Castro Vieira, um grupo de estudantes do curso Técnico de Edificações, sob orientação de professores, desenvolveu o projeto de adaptação da casa da jovem. Batizada de Edificando Caminhos, a iniciativa ultrapassou os limites da sala de aulas e envolveu toda a comunidade ao redor da unidade.

Brenda, de 23 anos, concluiu o Ensino Médio na Etec de Cruzeiro, em 2017. Depois cursou o Técnico em Administração, finalizado em 2019. A estudante tem deficiência físico-motora e recentemente recebeu do Sistema Único de Saúde (SUS) uma cadeira motorizada. No entanto, sua casa não era adaptada para o uso do equipamento, impedindo os deslocamentos na residência.

O grupo que executou o projeto, composto por 11 estudantes, participou do processo desde a fase de imersão para entender as necessidades de adaptação do imóvel, passando pela concepção até o término da obra. As modificações foram realizadas no corredor externo da casa e no banheiro.

Segundo a mãe de Brenda, Erika de Castro, as adaptações realizadas pelos alunos mudaram o dia a dia da filha. “Facilitaram o acesso ao banheiro, quarto, sala e aos fundos da casa. Todos esses cômodos tinham degraus e impediam que ela usasse a cadeira motorizada,” explica. “Não é mais necessário empinar a cadeira para ter acesso a nenhum cômodo. Com a cadeira motorizada, ela consegue transitar sozinha por toda a casa, inclusive no quintal.”

O professor e coordenador do projeto, Felipe Ribeiro, conta que a comunidade foi envolvida na etapa de arrecadação de recursos para viabilizar a execução do projeto. “Usamos Instagram e Whatsapp para a divulgação das necessidades de compra de materiais e de ferramentas,” relembra.

De acordo com Ribeiro, a experiência de ter participado da iniciativa foi enriquecedora. “Foi algo único, tanto pelo aspecto técnico, quanto pelo aspecto humano. Proporcionarmos aos alunos atividades práticas baseadas nos conhecimentos adquiridos no curso Técnico de Edificações, em uma situação real. Além disso, pudemos dar à Brenda as condições necessárias para usar sua cadeira de rodas no dia a dia, garantindo mais conforto, segurança e praticidade em suas locomoções dentro de casa.”

Compartilhe


Veja também