Abertas as inscrições para a Febrace 2012

Estudantes interessados em participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) podem enviar seus projetos para seleção até o dia 11 de novembro. A 10ª edição do evento, que tem o objetivo de despertar […]

5 de julho de 2011 10:15 am Etec

Estudantes interessados em participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) podem enviar seus projetos para seleção até o dia 11 de novembro. A 10ª edição do evento, que tem o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo entre os estudantes pré-universitários, vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de março de 2012.

Podem participar alunos entre 14 e 20 anos, matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou Técnico de instituições públicas e privadas, que desenvolvam projetos a partir de métodos científicos e de engenharia. O tema escolhido deve se enquadrar em uma das seguintes categorias: Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Biológicas, da Saúde e Agrárias.

Considerada a maior feira de ciências e engenharia do Brasil, a Febrace é realizada anualmente pela Escola Politécnica, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), no campus da Universidade de São Paulo. A cada edição da Febrace são selecionados nove projetos para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF) – a maior feira de ciências e engenharia do mundo que, em 2012, será realizada em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Os melhores projetos de cada área também são contemplados com medalhas, troféus, certificados e equipamentos eletrônicos, além de prêmios institucionais como estágios, bolsas de estudo e visitas monitoradas às empresas parceiras.

Informações e inscrições pelo site www.febrace.org.br.

Etecs são destaque na Febrace

Alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) têm conquistado bons resultados na Febrace ao longo dos anos. Na última edição, realizada em março de 2011, Adriana Santana e Tiago Tolone, alunos da Etec Getúlio Vargas, da Capital, estiveram entre os vencedores. O projeto deles, que propõe transformar óleo de cozinha em tinta, foi 4º lugar na categoria Ciências Ambientais da Intel ISEF, realizada em Los Angeles, Califórnia.

Em 2010, duas Etecs foram para a Intel ISEF: Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, e Getúlio Vargas, de São Paulo. Em 2008, foi a vez da Trajano Camargo, de Limeira; em 2007, da Getúlio Vargas e em 2004, da Polivalente, de Americana.

Compartilhe


Veja também