Filtro de Daltonismo

7.ª feira Tecnológica do Centro Paula Souza começa nesta terça, na Expo Barra Funda

Uma placa que transforma impressoras comuns em impressoras braile, uma moto adaptada que consome menos combustível e é menos poluente e um isotônico feito de caldo de cana e água de coco. Esses são alguns […]

21 de outubro de 2013 10:02 am Etec, Fatec

Motocicleta adaptada para usar gás veicular natural é uma das soluções desenvolvidas por alunos em exposição na feira anual. / Foto – Divulgação.

Uma placa que transforma impressoras comuns em impressoras braile, uma moto adaptada que consome menos combustível e é menos poluente e um isotônico feito de caldo de cana e água de coco. Esses são alguns exemplos de soluções simples e baratas que estão entre os projetos apresentados na 7.ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que começa nesta terça, 22.

O evento anual recebeu um número recorde de inscrições: 1.019. Foram 800 das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), 166 das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e 53 de outras instituições, entre nacionais e internacionais. Em 2012 o total de inscritos foi 751

Participam da mostra  256 projetos, 230 são de Etecs e Fatecs, 15 projetos, de instituições estrangeiras de 6 países: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Jamaica, México e Peru, e vêm de outras instituições nacionais (Camaçari e Salvador, na Bahia, e São José dos Campos, em São Paulo). O número de 256 inclui também os 7 projetos de destaque. O evento será realizado na Expo Barra Funda e a entrada é gratuita. No último dia, os melhores trabalhos serão premiados com tablets  e troféus.

Programação

7ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza
Projetos dos alunos das Etecs e das Fatecs
22 e 23 de outubro – das 11 às 20 horas
24 de outubro – das 10 às 16 horas

Local: Expo Barra Funda
Rua Tagipuru, 1.001 – Metrô Barra Funda
Entrada franca
www.feteps.com.br

Alguns projetos:

Tradução e impressão em braile – Uma placa desenvolvida por estudantes da Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, é capaz de traduzir textos de qualquer língua que utilize o alfabeto latino. Mais que isso, pode ser usada em qualquer impressora matricial, transformando uma impressora comum em impressora braile.

Motocicleta Tetra Flex – Usando Gás Natural Veicular (GNV), a motocicleta adaptada pelos alunos da Fatec de Santo André atingiu economia de 30% a 50% no gasto de combustível por quilômetro rodado e de 60% na redução de emissão de poluentes.

Energético-isotônico de caldo de cana e água de coco – O projeto dos alunos do curso de Açúcar e Álcool, da Etec de Fernandópolis, criou um isotônico feito a partir de cana de açúcar e água de coco. O produto reduz efeitos colaterais e é capaz de repor as perdas que ocorrem com a prática de exercícios físicos, além de conter vitaminas do complexo B.

Eletrocardiograma no celular – Estudantes da Etec Irmã Agostina, de São Paulo, conseguiram montar um sistema visando baratear os eletrocardiogramas, que podem ser armazenados em celulares e até acompanhados pelos médicos em tempo real.

Tijolo ecológico feito a partir de jornal – Depois de sucessivos testes com diversos tipos de papéis, estudantes do curso de Química da Etec de Ribeirão Pires concluíram que o jornal pode ser usado na obtenção de tijolos. O material é adequado para a construção de paredes e divisórias internas, substituindo placas de gesso, com redução significativa de custos.

Bicicleta sustentável – Para facilitar o uso de bicicletas à noite, alunos da Etec Professor Idio Zucchi, de Bebedouro, transformaram peças de impressoras para criar um dínamo. Por meio das pedaladas, o ciclista gera energia para acender uma lanterna dianteira, que o auxilia no percurso.

Barra de cereal sem glúten – Os estudantes da Etec Mandaqui, de São Paulo, conseguiram criar uma versão com maior teor de fibras e baixa quantidade de gordura saturada. A elaboração de produtos sem glúten, de baixo custo e com sabor agradável, é importante para os indivíduos que apresentam intolerância.

Identificador de roupas para deficientes visuais – Com o objetivo de auxiliar o deficiente visual na escolha de suas roupas, duas alunas do 2º ano do curso de Informática para Internet da Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, de Taubaté, criaram o software leitor QR-code-integrado com áudio, para decodificar e transmitir informações sobre peças de vestuário.

Garra universal – Alunos da Fatec São Paulo conseguiram construir uma garra para um robô com “sensibilidade” para manipular peças de geometrias diferentes e complexas. A garra tem uso didático, mas poderia ser usada, por exemplo, para a montagem de painéis de automóveis.

Compartilhe


Veja também