Uma placa que transforma impressoras comuns em impressoras braile, uma moto adaptada que consome menos combustível e é menos poluente e um isotônico feito de caldo de cana e água de coco. Esses são alguns […]
Motocicleta adaptada para usar gás veicular natural é uma das soluções desenvolvidas por alunos em exposição na feira anual. / Foto – Divulgação.
Uma placa que transforma impressoras comuns em impressoras braile, uma moto adaptada que consome menos combustível e é menos poluente e um isotônico feito de caldo de cana e água de coco. Esses são alguns exemplos de soluções simples e baratas que estão entre os projetos apresentados na 7.ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que começa nesta terça, 22.
O evento anual recebeu um número recorde de inscrições: 1.019. Foram 800 das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), 166 das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e 53 de outras instituições, entre nacionais e internacionais. Em 2012 o total de inscritos foi 751
Participam da mostra 256 projetos, 230 são de Etecs e Fatecs, 15 projetos, de instituições estrangeiras de 6 países: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Jamaica, México e Peru, e 4 vêm de outras instituições nacionais (Camaçari e Salvador, na Bahia, e São José dos Campos, em São Paulo). O número de 256 inclui também os 7 projetos de destaque. O evento será realizado na Expo Barra Funda e a entrada é gratuita. No último dia, os melhores trabalhos serão premiados com tablets e troféus.
Programação
7ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza
Projetos dos alunos das Etecs e das Fatecs
22 e 23 de outubro – das 11 às 20 horas
24 de outubro – das 10 às 16 horas
Local: Expo Barra Funda
Rua Tagipuru, 1.001 – Metrô Barra Funda
Entrada franca
www.feteps.com.br
Alguns projetos:
Tradução e impressão em braile – Uma placa desenvolvida por estudantes da Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, é capaz de traduzir textos de qualquer língua que utilize o alfabeto latino. Mais que isso, pode ser usada em qualquer impressora matricial, transformando uma impressora comum em impressora braile.
Motocicleta Tetra Flex – Usando Gás Natural Veicular (GNV), a motocicleta adaptada pelos alunos da Fatec de Santo André atingiu economia de 30% a 50% no gasto de combustível por quilômetro rodado e de 60% na redução de emissão de poluentes.
Energético-isotônico de caldo de cana e água de coco – O projeto dos alunos do curso de Açúcar e Álcool, da Etec de Fernandópolis, criou um isotônico feito a partir de cana de açúcar e água de coco. O produto reduz efeitos colaterais e é capaz de repor as perdas que ocorrem com a prática de exercícios físicos, além de conter vitaminas do complexo B.
Eletrocardiograma no celular – Estudantes da Etec Irmã Agostina, de São Paulo, conseguiram montar um sistema visando baratear os eletrocardiogramas, que podem ser armazenados em celulares e até acompanhados pelos médicos em tempo real.
Tijolo ecológico feito a partir de jornal – Depois de sucessivos testes com diversos tipos de papéis, estudantes do curso de Química da Etec de Ribeirão Pires concluíram que o jornal pode ser usado na obtenção de tijolos. O material é adequado para a construção de paredes e divisórias internas, substituindo placas de gesso, com redução significativa de custos.
Bicicleta sustentável – Para facilitar o uso de bicicletas à noite, alunos da Etec Professor Idio Zucchi, de Bebedouro, transformaram peças de impressoras para criar um dínamo. Por meio das pedaladas, o ciclista gera energia para acender uma lanterna dianteira, que o auxilia no percurso.
Barra de cereal sem glúten – Os estudantes da Etec Mandaqui, de São Paulo, conseguiram criar uma versão com maior teor de fibras e baixa quantidade de gordura saturada. A elaboração de produtos sem glúten, de baixo custo e com sabor agradável, é importante para os indivíduos que apresentam intolerância.
Identificador de roupas para deficientes visuais – Com o objetivo de auxiliar o deficiente visual na escolha de suas roupas, duas alunas do 2º ano do curso de Informática para Internet da Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, de Taubaté, criaram o software leitor QR-code-integrado com áudio, para decodificar e transmitir informações sobre peças de vestuário.
Garra universal – Alunos da Fatec São Paulo conseguiram construir uma garra para um robô com “sensibilidade” para manipular peças de geometrias diferentes e complexas. A garra tem uso didático, mas poderia ser usada, por exemplo, para a montagem de painéis de automóveis.