5º Encontro de Memórias da Educação Profissional celebra 47 anos do Paula Souza

O Centro Paula Souza promoveu, nos dias 6 e 7 de outubro, a quinta edição do Encontro de Memórias e História da Educação Profissional. O evento reuniu professores e alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e […]

6 de outubro de 2016 12:04 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Programação do encontro contou com palestras, apresentações de pesquisas e exposição de pôsteres

O Centro Paula Souza promoveu, nos dias 6 e 7 de outubro, a quinta edição do Encontro de Memórias e História da Educação Profissional. O evento reuniu professores e alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, além de pesquisadores de institutos de ensino
de outros Estados e países.

Com o tema Espaços, Objetos e Práticas, o evento abordou, entre outros assuntos, a consolidação do patrimônio histórico educativo, cultural e tecnológico, a partir da organização e difusão de centros de memória, incluindo a preservação de objetos escolares, acervos e coleções.

A abertura do encontro celebrou a data em que a instituição completou 47 anos da assinatura do decreto estadual que marcou sua criação, no dia 6 de outubro de 1969. Na oportunidade, também foram homenageadas as professoras Carmen Sylvia Vidigal Moraes, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), e Julia Falivene Alves, que atuou no Centro Paula Souza. Elas participaram da criação do projeto de Historiografia das Escolas Técnicas mais antigas do Estado de São Paulo.

Houve ainda uma homenagem à professora da Etec Trajano Camargo, de Limeira, Marlene Benedetti, responsável pela criação do centro de memória da unidade.

Realizado no Auditório Laranja, do Centro de Capacitações da instituição, no bairro Santa Ifigênia, na Capital, o evento contou com palestras, apresentações de pesquisas e exposição de pôsteres. A programação completa está disponível no site.

Compartilhe


Veja também