Fatec Botucatu integra Laboratório de Realidade Virtual do Parque Tecnológico – CPS – Centro Paula Souza skip to Main Content

Fatec Botucatu integra Laboratório de Realidade Virtual do Parque Tecnológico

Fatec Botucatu Integra Laboratório De Realidade Virtual Do Parque Tecnológico
Equipe da Fatec Botucatu e do Parque Tecnológico durante a inauguração do Laboratório de Realidade Virtual | Foto: Daniela Fioretto

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Botucatu faz parte do comitê técnico responsável pela gestão do novo Laboratório de Realidade Virtual (LabRV) do Parque Tecnológico do município. O espaço conta com três estações de trabalho com equipamentos de alta tecnologia de visualização 3-D, animação, convergência digital e áreas correlatas. O laboratório foi inaugurado na última sexta-feira, 19, com o objetivo de estimular a pesquisa, o desenvolvimento e a formação de alunos com foco na criação de soluções inovadoras.

O LabRV é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Botucatu e o Governo do Estado. O projeto teve a colaboração de uma empresa de Botucatu especializada na área de desenvolvimento de jogos virtuais.

Potencial tecnológico

O diretor da Fatec Botucatu, Celso Fernandes Joaquim Júnior, destaca que o local contará com a participação de alunos e professores no desenvolvimento de projetos em realidade virtual e aumentada em áreas ligadas à radiologia, agronegócio e logística. “O laboratório vai nos permitir estreitar relações com o parque tecnológico, potencializar pesquisas de estudantes e aprimorar nossa interface com o mercado, na medida em que o local atrairá empresas que atuam com realidade virtual”, afirma.

“Com este tipo de tecnologia é possível provocar situações muito próximas da realidade, como simular alguma atividade profissional ou, mesmo, apreciar virtualmente obras de museus espalhados pelo mundo, como o Louvre”, explica o diretor-executivo do Parque Tecnológico de Botucatu, Carlos Alberto Costa.

Os interessados em utilizar o LabRV devem entrar em contato com a Associação Parque Tecnológico Botucatu pelo telefone (14) 3813-3629 ou pelo e-mail contato@parquebtu.org.br.

Back To Top