Alunos da Etec de Limeira exibem projeto em feira nos EUA – CPS – Centro Paula Souza skip to Main Content

Alunos da Etec de Limeira exibem projeto em feira nos EUA

Alunos Da Etec De Limeira Exibem Projeto Em Feira Nos EUA
Vitória, Elizandra e Kaíque durante exposição do projeto vencedor da 16ª edição da Febrace | Foto: Divulgação

A partir deste domingo, 13, Elizandra Larissa da Silva, Kaíque Gonçalves Ferreira e Vitória Ventura, alunos do curso técnico de Química Integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, de Limeira, participam da Feira Internacional de Ciências e Engenharia Intel ISEF, realizada em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Trata-se de um dos maiores eventos do mundo destinado a estudantes de nível médio.

“A feira é gigantesca e o evento inclui festas entre os alunos participantes”, contou Vitória, em Washington, antes de iniciar a participação no evento. “Espero conhecer pessoas do mundo todo, fazer uma boa apresentação de trabalho e, claro, torço para sermos premiados.”

Os jovens foram credenciados para a mostra depois de conquistarem o primeiro lugar na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, a Febrace, realizada na Universidade de São Paulo (USP), em março. Eles apresentaram trabalho de pesquisa para extrair cobre e níquel de resíduos tóxicos despejados pela indústria de joias folheadas, uma vocação da região de Limeira.

Nos Estados Unidos, eles voltarão a falar do projeto, realizado sob a orientação de Gislaine Delbianco, e terão a oportunidade de interagir com jovens cientistas do  exterior, além de participar de atividades especiais e apresentar o projeto para o público. “Eles estão animados com essa oportunidade única  de representar o Brasil lá fora”, destaca a educadora, que foi eleita Professora Destaque na Febrace.

Segundo a organização da Intel ISEF, cerca de 1,8 mil alunos de mais de 70 países participam do evento e  serão distribuídos cerca de 4 milhões de dólares em prêmios. Duas cerimônias de encerramento estão marcadas: uma ocorre em 17 de maio, quando serão entregues honrarias especiais. Já a grande premiação  está programada para a próxima sexta-feira, dia 18.

 

 

Back To Top