Vote no CPS, finalista do Prêmio Gartner Eye on Innovation

Centro Paula Souza concorre com o case do Programa AMS, que promove a articulação curricular entre dois níveis de ensino; votação vai até dia 5 de dezembro

24 de novembro de 2022 9:33 am Institucional, Programas

Prêmio reconhece instituições de Ensino Superior e Médio com iniciativa, produto ou serviço digital inovador | Foto: Reprodução

O Centro Paula Souza (CPS) é a única instituição de ensino público do Brasil entre os finalistas da edição 2022 do Gartner Eye on Innovation Awards for Education. O prêmio reconhece entidades de Ensino Superior e de Ensino Médio que implementaram uma iniciativa, produto ou serviço digital inovador durante 2021.

Todos os finalistas foram avaliados e selecionados por comparação com padrões de desempenho de classe mundial. O CPS classificou-se com o case Articulação Médio Superior (AMS) e até o dia 5 de dezembro está aberta a eleição online para escolher as melhores iniciativas. Para votar, acesse este link e selecione o CPS na última lista da categoria K-12 Education. Utilize seu e-mail institucional.

Inspirado no Programa P-TECH (Pathways in Technology Early College High School), o CPS desenvolveu o Programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), que busca a articulação curricular entre os dois níveis de ensino, com o desenvolvimento de um projeto pedagógico inovador em relação aos outros currículos da instituição.

Um dos desafios do Paula Souza era garantir a continuidade dos alunos após a conclusão dos cursos técnicos nos cursos superiores de Tecnologia dentro da instituição. Em levantamentos realizados, o CPS observou que apenas 15% dos estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) continuavam os estudos nos cursos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Depois da implementação do programa no curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas articulado com o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, observou-se que 82% dos estudantes que iniciaram o curso em 2019 optaram pela continuidade no curso superior em 2022.

O programa altamente eficaz contempla os três anos do nível médio somados a dois anos do nível superior, totalizando um projeto pedagógico de cinco anos. O maior benefício é que as competências e habilidades profissionais previstas não se repetem, ou seja, não há sobreposição de conhecimentos abordados ao longo do curso.

As empresas parceiras participam dos cinco anos de formação dos estudantes, oferecendo, no mínimo, 200 horas de atividades de contextualização profissional, o que proporciona aos estudantes uma formação mais dinâmica e atualizada em relação às demandas do setor produtivo.

O sucesso do programa também pode ser verificado a partir da expansão da oferta da modalidade, implementada em 2019 em três Etecs e três Fatecs, e que, a partir de 2021, passou a ser oferecida em 24 Etecs e 25 Fatecs. E o número de unidades atendidas continua crescendo.

Em 2021, além do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, iniciado em 2019, a AMS passou a ser oferecida nos cursos de Administração, Logística e Química, articuladas com cursos superiores de tecnologia correlatos. Outra evidência do sucesso do programa.

No Prêmio Gartner não há categorias de inscrição predefinidas, mas os jurados valorizam iniciativas de implementação eficazes de tecnologias novas ou emergentes para gerar impacto; a modernização das tecnologias administrativas e operacionais para maximizar a eficiência institucional; inovações baseadas em tecnologia para melhorar a experiência do aluno; evidências claras de valor quantificável e impacto tangível.

Veja abaixo as regra da votação:

1) Só é possível votar em um vídeo por categoria.

2) Não é precisa votar em todas as categorias – você pode enviar o formulário desde que tenha selecionado pelo menos um vencedor em um setor.

3) Utilize um endereço de e-mail corporativo ou institucional válido. Os endereços de e-mail do ISP (Gmail, Yahoo, MSN, etc.) serão excluídos da contagem de votos.

4) É possível revisitar este formulário para votar na categoria que você pode ter excluído em uma visita anterior. No entanto, você não pode votar mais de uma vez em nenhum setor.

5) O Google pode reconhecê-lo e mostrar seu endereço de e-mail associado à conta do Google à qual você está conectado no momento, logo abaixo desta linha. Você não precisa usar o mesmo endereço de e-mail exibido pelo Google, mas precisa fornecer um endereço de e-mail válido no campo de e-mail abaixo para enviar o formulário – mesmo que o Google o reconheça

Compartilhe


Veja também