Volta às aulas nas Etecs tem palestras, atividades culturais e jantar especial

Docentes e alunos recebem os ingressantes com programação que varia em cada uma das 225 unidades do Estado de São Paulo; professores também têm recepção diferente

25 de julho de 2023 9:19 am Institucional

Nas Escolas Técnicas volta às aulas ocorre nesta terça-feira (25); Fatecs retomam suas atividades em 7 de agosto | Foto: Divulgação

O dia 25 de julho marca a volta às aulas das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e a recepção aos novos estudantes. Palestras, jogos, rodas de conversa, música, dança e até um jantar especial aguardam os novos alunos.

Algum mistério também cabe no início do período, caso da Etec Doutor Renato Cordeiro, de Birigui.  Além de um encontro com a profissional de Recursos Humanos Fernanda Marques, formada em Administração e Psicodrama e pós-graduada em RH e Psicologia Organizacional e Liderança, Gestão da Inovação e Alta Performance, o diretor da unidade, Alexandre Violin Garcia, promete falar de sua trajetória em um “bate-papo cheio de história e leveza sobre o mercado de trabalho, com algumas reflexões sobre a vida acadêmica”.  Ele pretende compartilhar algumas dicas, mas não fala muito a respeito do que vai acontecer. “Aí já vira spoiler”, brinca.

Na Etec Cepam, da Capital, os estudantes iniciam a jornada com uma aula magna que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, com o tema “Protagonismo de mulheres negras no mundo do trabalho e na educação”, das 19 às 21 horas. No dia 26, haverá uma roda de conversa com egressos e egressas do curso técnico de Serviços Públicos. O dia 27 é dedicado para atividades de integração entre veteranos e calouros. Sempre no período noturno.

Jantar para os alunos, café da manhã para os docentes

Pela terceira vez, os ingressantes da Etec Rio Grande da Serra são recebidos com um jantar especial, oferecido pela unidade. O evento acontece no dia 26 de julho, às 19 horas. A partir do dia seguinte tem início uma série de palestras. Alguns dos temas são “Competências socioemocionais e teoria social cognitiva” (27 de julho) e “Legislação e cidadania” (1º de agosto). Na palestra seguinte, são os alunos egressos que falam aos recém-chegados (3 de agosto). Encerrando o ciclo, o ator e diretor de teatro Gilberto Lima discorre sobre “Arte e qualidade de vida” (9 de agosto).

“O objetivo é apresentar temáticas que colaborem com a formação plena dos estudantes, abordando assuntos importantes para a sua estrutura cognitiva e emocional”, declara a orientadora educacional Erika Lippe. As palestras começam às 19 horas, no auditório da unidade.

Pensando nas turmas que chegam sempre cheias de energia, a coordenadora de curso Andreia Carlino Meneghelli, da Etec Paulino Botelho, de Ibaté, conta que foram programados um tour escolar, rodas de conversa, atividades interativas e até uma sessão de karaokê para os novos estudantes. Enquanto isso, os professores recarregam as energias com sessões de quick massage e escalda-pés – o momento relaxante será proporcionado por uma ex-aluna da unidade, hoje fisioterapeuta.

Para completar, um café da manhã especial aguarda os docentes. “Acreditamos que as atividades de volta às aulas também devem contemplar os professores, que incansavelmente dão o seu melhor para fazer com que nosso ano letivo seja excelente”, avalia Andreia. Todas as atividades acontecem na manhã do dia 26, a partir das 7 horas.

As 225 unidades de Etecs atendem 216 mil alunos matriculados nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. As Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) retomam as aulas no dia 7 de agosto.