Violonista lança dois álbuns pela gravadora da Fatec Tatuí

Discos trazem composições em violão inovador desenvolvido em intercâmbio Brasil-Suíça; obras estão disponíveis para pré-salve nas plataformas de streaming

12 de maio de 2023 8:29 am Projetos

O violonista Carlos Walter com o Lírio, no estúdio da Gravadora Experimental da Fatec Tatuí l Foto: Thiago Buist

A Gravadora Experimental do curso superior de tecnologia em Produção Fonográfica da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuí, localizada na Região de Sorocaba, se prepara para seus próximos lançamentos. Serão os dois álbuns do violonista mineiro Carlos Walter: Lírio – Frente e Lírio – Verso. Já é possível fazer o pré-salve dos discos nas plataformas de streaming.

Com canções autorais, cada uma das as obras traz oito faixas instrumentais de violão solo. Os álbuns foram produzidos em 2022 no estúdio da Fatec Tatuí. “Gravar em um ambiente acadêmico, com uma estrutura de ponta foi uma experiência marcante”, afirma Walter. “Desconheço em nosso país um espaço tão imenso, aparelhado e acolhedor.”

Lírio – Frente e Lírio – Verso têm lançamento previsto para 14 de junho e 12 de agosto, respectivamente. Para fazer o pré-salve, clique nos links abaixo:

Inovação

Os títulos dos álbuns se referem ao instrumento utilizado por Carlos Walter na gravação. Lírio é um violão fruto de um intercâmbio entre violonistas e luthier mineiros e um engenheiro suíço. Além de um design diferenciado, que alia ergonomia e portabilidade (o instrumento pode ser desmontado e carregado em uma mochila), o violão eletroacústico também oferece uma série de inovações tecnológicas, como captação polifônica e câmara acústica com microfone. O músico pernambucano Lenine é um dos adeptos do instrumento.

“Creio que o maior desafio durante a gravação foi entender como funcionava de fato o instrumento, visto que não é um violão comum”, explica a estudante responsável pela produção executiva dos álbuns, Mariana Leme. “Os alunos tiveram que fazer um estudo bem detalhado de como o Lírio emite sons e como estes são captados para poder tirar o máximo de desempenho sonoro, justamente porque os discos também visam demonstrar a versatilidade do violão”, reforça o professor do curso e supervisor geral do projeto, José Pires.

Além de Mariana, participaram da gravação dos discos os estudantes Diogo Deves (produção musical), Gabriele Lima, Natalia Mimi (engenharia técnica e de gravação), Alexandre Aparecido Oliveira (engenharia de áudio) e Diogo Deves (Engenharia de gravação) – confira mais depoimentos dos alunos aqui.

Pires ressalta que ter um disco lançado no currículo ainda durante a graduação é um diferencial para a carreira dos tecnólogos formados no curso. “Eles acabam vivendo o que seria de fato o trabalho de uma gravadora, desde a seleção do projeto, execução da gravação, mixagem, masterização até o lançamento. Acabam compreendendo toda essa cadeia fonográfica.”

Vestibular

No processo seletivo para o segundo semestre de 2023, são oferecidas 40 vagas no período da tarde para Produção Fonográfica. A Fatec Tatuí também disponibiliza 320 vagas distribuídas entre os cursos de Automação Industrial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial e Manutenção Industrial.

Na Região de Sorocaba, são 1.990 vagas nas unidades localizadas nos seguintes municípios: Botucatu, Itapetininga, Itu, São Roque, Sorocaba, Tatuí e Votorantim.

As inscrições para o processo seletivo das Fatecs estão abertas até as 15 horas do dia 2 de junho, pelo site vestibularfatec.com.br, no qual também é possível se informar sobre as 91 graduações oferecidas em todas as regiões do Estado – ao todo são 18.895 vagas.