Vice-presidente Geraldo Alckmin visita Etec de Pindamonhangaba

Acompanhado pela diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, ele conheceu as instalações da unidade e provou pratos feitos por alunos do curso de Gastronomia

16 de junho de 2023 2:00 pm Institucional

Alckmin conhece um dos laboratórios da unidade do CPS, acompanhado por Laura Laganá I Foto: Leonardo Tote

Nesta sexta-feira (16), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, visitou a Escola Técnica Estadual (Etec) João Gomes de Araújo, de Pindamonhangaba. Antes de ser integrada ao Centro Paula Souza (CPS), em 1994, a escola estadual oferecia Ensino Fundamental e Médio e foi lá que Alckmin estudou, entre 1963 e 1970. Durante a visita, o vice-presidente recebeu a versão original do certificado de conclusão do curso ginasial e pode ver uma exposição de documentos e fotos que retratam sua trajetória na Etec, assim como a evolução da escola, da década de 1960 até os dias atuais.

A visita contou com a presença da diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá. “Doutor Geraldo foi aluno desta escola e sentou nestes bancos escolares, onde construiu uma história de sucesso, por meio de muito estudo e dedicação. Nós, educadores, dedicamos grande parte da nossa vida à educação para que milhares de alunos possam ter inserção no mercado de trabalho, tornando o mundo mais produtivo e, assim, ascender socialmente. E esse tem sido um resultado constante dos nossos alunos e ex-alunos, em consequência do trabalho sério dos nossos professores.”

Durante a visita, Alckmin conheceu a oficina mecânica e o laboratório de nutrição, onde foi realizada degustação de pratos produzidos por estudantes do curso.

Com a presença de aproximadamente 500 alunos e professores no auditório, o vice-presidente relembrou a época de estudante e também a importância da adaptação do ensino aos avanços tecnológicos. “O mundo sempre está mudando, mas as mudanças desta geração têm sido mais rápidas”, afirmou. “Antes, para cortar cana, era preciso colocar fogo. Como não se pode mais fazer queimadas, hoje você planta e colhe com máquina. O cortador de cana desapareceu, mas surgiu uma oportunidade enorme no curso superior tecnológico de Mecanização em Agricultura de Precisão, oferecido pela Fatec. A lógica do ensino tecnológico e técnico é você estar muito próximo da necessidade do nosso tempo.”

No fim da visita, a ex-aluna do curso técnico em Gastronomia da Etec Marilsa Pereira serviu um café caipira. Empreendedora, ela tem um estabelecimento que oferece uma experiência de café rural aos clientes e já se transformou em ponto turístico da região.