Via Rápida terá mais de 37 mil vagas no segundo semestre

O Programa Via Rápida Emprego abrirá 37.152 vagas neste segundo semestre. Em um ano, a iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da qual o Centro Paula Souza também é parceiro já atendeu 40 mil […]

10 de julho de 2012 12:10 pm Etec, Fatec

O Programa Via Rápida Emprego abrirá 37.152 vagas neste segundo semestre. Em um ano, a iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da qual o Centro Paula Souza também é parceiro já atendeu 40 mil pessoas. Os números foram apresentados nesta manhã, 10, pelo governador Geraldo Alckmin, durante evento realizado no Palácio dos Bandeirantes.

As novas oportunidades de qualificação profissional estarão disponíveis em 491 municípios paulistas. São 150 opções de cursos nas áreas da construção civil, comércio, indústria, transporte, agricultura e prestação de serviços. O Governo investiu mais de R$ 149 milhões em ações que incluem a contratação de vagas e as unidades fixas e móveis.

Desde sua criação, o Via Rápida tem atraído o interesse de diferentes perfis. Há desde pessoas com pós-graduação, 0,2%; passando por aqueles que possuem o ensino fundamental, 21,3%; até a maioria de 68,9% com nível médio. “Todo mundo está fazendo o Via Rápida para se qualificar e atender o mercado de Trabalho”, afirmou o governador durante a solenidade.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, disse que dos 220 mil inscritos em São Paulo, nos últimos  12 meses, 64% são mulheres. Ele ainda revelou que outros Estados têm demonstrado interesse em conhecer a iniciativa paulista.

Na cerimônia, o governador fez a entrega simbólica dos certificados de conclusão aos alunos Rafael Alves, do curso de Bartender; e Benjamin Constant Fioretti, de Soldagem. Participaram também do evento o coordenador do Programa Via Rápida Emprego pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Juan Carlos Dans Sanchez, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá,  entre outras autoridades.

Paula Souza
O Centro Paula Souza tem sido um dos grandes parceiros nesse trabalho. Em um ano de Via Rápida, a instituição atendeu 21 mil pessoas, representando mais de 50% dos alunos. Até dezembro, estão previstos mais 15.600 atendimentos. “Nossa participação é um marco em nosso trabalho de formação e capacitação profissional. Um motivo de orgulho que só nos estimula a colaborar cada vez mais”, frisou Laura Laganá.

Na semana passada, foi entregue a carreta de Metrologia. Outras cinco unidades móveis estão sendo utilizadas para cursos nas áreas de Confecção Industrial, Hospitalidade, Soldagem, Imagem Pessoal e Panificação. Estas duas últimas foram cedidas ao Fundo Social de Solidariedade.

O Paula Souza prevê um investimento inicial de  R$ 22 milhões no programa: R$ 6,4 milhões já foram aplicados nas seis primeiras unidades móveis para cursos itinerantes e outros R$ 16 milhões estão previstos para as seis primeiras estruturas físicas.

Também integram o grupo de parceiros do Via Rápida para a realização dos cursos o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat); a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e a Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva).

A lista completa dos cursos existentes e as inscrições estão disponíveis no site www.viarapida.sp.gov.br. As aulas têm duração de no máximo três meses. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. Os documentos necessários são RG e CPF. Os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso. A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.