Vestibular: inscrições abertas de 30 de abril a 27 de maio

As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) para o 2º semestre de 2009 estarão abertas no período de 30 de abril a 27 de maio. O exame será no dia 28 […]

28 de abril de 2009 10:58 am Fatec

As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) para o 2º semestre de 2009 estarão abertas no período de 30 de abril a 27 de maio. O exame será no dia 28 de junho.

Ao todo, serão 8.085 vagas, distribuídas entre as 47 Fatecs, o que representa um crescimento de 930 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (7.155).

Desde o segundo semestre de 2008 o Vestibular das Fatecs oferece ao candidato, no ato da inscrição, a possibilidade de colocar como segunda opção um outro período do mesmo curso, sempre na mesma faculdade.

Diversos cursos de graduação tecnológica estão passando por uma atualização para se adequar ao Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC).

Mais uma unidade, a Fatec Barueri, passa a integrar o processo seletivo.

Um novo curso, o de Manutenção Industrial, será implantado nas Fatecs Pindamonhanga (40 vagas à noite) e Tatuí (40 vagas de manhã).

Duas Fatecs vão oferecer novos cursos.

*Fatec Lins – Logística (T/N);

*Fatec Mogi das Cruzes – Análise e Desenvolvimento de Sistema (T/N).

Uma Fatec vai implantar nova turma em curso já existente:

*Fatec Praia Grande – Comércio Exterior (N).

O Vestibular do segundo semestre de 2009 terá mudança no número de questões, serão 54, e no peso da prova. Além das 48 questões de múltipla escolha que abordam o núcleo comum do Ensino Médio — das disciplinas de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, química e português –, serão introduzidas 6 questões multidisciplinares envolvendo raciocínio lógico. Quanto ao peso da prova, sete conjuntos de questões terão peso 1 e dois conjuntos, peso 2, conforme o eixo tecnológico a que pertence o curso escolhido pelo candidato. A prova será constituída também por uma redação.

Inscrições

O candidato deverá fazer a inscrição exclusivamente pela internet no site www.vestibularfatec.com.br – no último dia, 27 de maio, o prazo termina às 15 horas. Para se inscrever é necessário preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.

O Manual do Candidato, que traz as datas, normas e orientações para o processo seletivo, estará disponível somente no site.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (municipal, estadual ou federal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.