Vestibular: Fatecs oferecem isenção e redução de taxa

Estão abertas, entre os dias 1º e 10 de abril, inscrições para isenção do pagamento da taxa do Vestibular para o 2º semestre de 2008 das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), com uma novidade: além das […]

1 de abril de 2008 4:13 pm Fatec

Estão abertas, entre os dias 1º e 10 de abril, inscrições para isenção do pagamento da taxa do Vestibular para o 2º semestre de 2008 das Faculdades de Tecnologia (Fatecs), com uma novidade: além das seis mil isenções, oferecidas nos últimos processos seletivos, as Fatecs vão conceder também o benefício da redução de 50% na taxa de inscrição (de R$ 70 para R$35). No último dia, os pedidos dever ser feitos até ao meio dia.

Os candidatos podem pleitear os dois benefícios, desde que atendam aos requisitos determinados (neste caso, devem efetuar duas solicitações). Os interessados deverão preencher o formulário específico disponível na internet – após o preenchimento, é preciso guardar o número do protocolo.

De 7 a 10 de abril, das 13 às 20 horas, o candidato deverá entregar os documentos comprobatórios, relacionados abaixo, em um envelope lacrado, na secretaria da Fatec em que se inscreveu para concorrer ao benefício.

No momento da entrega do envelope, o candidato precisa preencher, assinar e entregar o requerimento de isenção/redução da taxa, que será fornecido pela secretaria da Fatec. A resposta à solicitação será divulgada em 5 de maio, somente pela internet.

Requisitos para isenção

O candidato precisa ter concluído integralmente, até o ano de 2007, o Ensino Médio em instituição pública ou em instituição particular com concessão de bolsa de estudo integral, ou ter cursado a Educação de Jovens e Adultos (supletivo). Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a R$ 415 (por pessoa), e residir no Estado de São Paulo.

Documentos necessários

A – cópia simples do histórico escolar com as informações da 1ª à 3ª série do Ensino Médio ou declaração de instituição de ensino comprovando a escolaridade. Em caso de ter cursado o Ensino Médio em rede particular, com bolsa de estudo integral, é necessário anexar o documento da escola que comprove a situação.

B – Cópia simples do contracheque (recibo, hollerith etc) ou declaração por escrito dos rendimentos mensais para autônomos ou trabalhadores do comércio informal de todos os integrantes que compõem a renda familiar bruta mensal.

C – Cópia simples de comprovante de residência recente ou declaração por escrito da condição de moradia.

Distribuição das isenções

Zona Sul (São Paulo)
Mauá

Requisitos para redução

É preciso ser estudante regularmente matriculado em curso pré-vestibular ou em cursos superiores de graduação ou de pós-graduação. O interessado deve, também, ter uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estar desempregado.

Documentos necessários

A – Cópia simples de certidão ou declaração expedida por instituição de ensino que comprove sua condição estudantil.

B – Cópia simples do contracheque (recibo, hollerith etc) ou declaração por escrito dos rendimentos mensais para autônomos ou trabalhadores do comércio informal, especificando a remuneração mensal inferior a dois salários mínimos. Quem estiver desempregado deve declarar sua condição por escrito, conforme modelo disponível no site www.vestibularfatec.com.br.

Inscrições para o Vestibular – 2º semestre de 2008

Entre os dias 5 e 20 de maio, o candidato que receber um dos benefícios deve fazer sua inscrição para o processo seletivo das Fatecs, exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br. O Manual do Candidato também estará disponível neste site.

O candidato isento do pagamento da taxa deve efetuar sua inscrição para a Fatec na qual obteve a isenção, em um único curso de graduação, no período oferecido pela unidade de ensino. O beneficiado com a redução pode fazer a inscrição na Fatec de sua escolha.