Univesp e Centro Paula Souza lançam, em parceria, cursos online de idiomas

Alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais terão acesso gratuito a cursos extracurriculares online de inglês e de espanhol, oferecidos no programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). […]

19 de outubro de 2009 10:14 am Etec, Fatec
Alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais terão acesso gratuito a cursos extracurriculares online de inglês e de espanhol, oferecidos no programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Cerca de 4 mil estudantes das Fatecs, ingressantes em 2008 e 2009, e das Etecs que estejam no primeiro módulo do curso técnico, na Região Metropolitana de São Paulo, inscreveram-se para o curso de inglês. Para o de espanhol, foram aproximadamente 1.400 inscritos. As atividades começam nesta segunda-feira, 19 de outubro.

Ao todo, serão 10 mil vagas divididas em duas etapas. Além das vagas oferecidas nos cursos que começam hoje, outros 3.500 alunos serão atendidos pelo curso de inglês e 1.060 pelo de espanhol em 2010. (informações detalhadas ao final do texto).

Cada curso – com duração de 34 semanas, composto por dois módulos de 17 semanas – exige dedicação de 3 a 4 horas semanais, em média. Os alunos que não tenham computador com internet na residência, terão à disposição laboratórios e salas de informática nas Etecs e Fatecs.

Os conteúdos, produzidos pela Casa Thomas Jefferson (inglês) e pelo Instituto Miguel de Cervantes (espanhol), serão supervisionados, nesta primeira fase, por 59 professores-tutores de inglês e por 19 professores-tutores de espanhol.

Os cursos são online com encontros programados entre alunos e professores em chats e fóruns (as chamadas “atividades síncronas”). Os alunos contam ainda com material de apoio, como filmes em inglês e espanhol, divulgado no canal digital Univesp TV, criado especialmente pela Fundação Padre Anchieta para o programa Univesp. Para assistir à Univesp TV, é preciso sintonizar um conversor de tevê digital no canal 2.2. Fora de São Paulo, o sinal pode ser captado pelas parabólicas digitais na polarização Vertical, freqüência 3.710 MHz (ou 1.440 MHz em banda L).

“Os cursos de inglês e espanhol a serem oferecidos pela Univesp, em parceria com as Fatecs e Etecs, têm como objetivo complementar a formação dos alunos dessas instituições, contribuindo para consolidar o conhecimento científico e tecnológico que caracteriza o processo de seu desenvolvimento acadêmico e profissional”, ressalta o secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo Carlos Vogt, responsável pela coordenação do programa Univesp.

Para Angelo Luiz Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza, “a parceria promove a inclusão desses alunos uma vez que traz oportunidade de iniciação em um segundo ou terceiro idioma, conhecimento de grande valia para o desempenho profissional”.

Curso de inglês e espanhol em números

– Total de vagas: 10 mil (7.500 para inglês e 2.500 para espanhol);
– Duração: 34 semanas, em dois módulos de 17 semanas;
– Início: 19 de outubro de 2009 (inglês e espanhol);
– Término: 4 de setembro de 2010 (espanhol) e 27 de novembro de 2010 (inglês);
– Primeira etapa de oferecimento: 4 mil vagas para inglês (100 turmas de 40 alunos cada) e 1440 vagas de espanhol (36 turmas de 40 alunos cada);
– Segunda etapa de oferecimento: 3.500 vagas para inglês (87 turmas de 40 alunos e 1.060 vagas para espanhol (26 turmas de 40 alunos).

Compartilhe


Veja também