Unidades participam de Programa de Eficiência Energética

A Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e a empresa AES Eletropaulo firmaram nesta quarta-feira, 5, um acordo que prevê a participação das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais no […]

5 de agosto de 2009 10:48 am Etec, Fatec

Programa de Eficiência Energética, Tecnologia e Sustentabilidade planejará ações de curto, médio e longo prazo | Foto: Pixabay

A Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e a empresa AES Eletropaulo firmaram nesta quarta-feira, 5, um acordo que prevê a participação das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais no Programa de Eficiência Energética da Eletropaulo. A cerimônia de assinatura do convênio contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; da diretora superintendente do Paula Souza, Laura Laganá; do presidente da Eletropaulo, Britaldo Soares; do diretor de Marketing e Clientes da empresa, Artur Tavares, e do vereador de Diadema, Lauro Michels.

Vinte e seis unidades do Centro Paula Souza, situadas na Região Metropolitana de São Paulo – incluindo a Capital -, vão participar do programa.

“A parceria com a Eletropaulo tem um cunho educacional muito importante. O programa de eficiência energética pode reduzir, por exemplo, impactos do aquecimento global e das mudanças climáticas. É fundamental que os alunos se envolvam na cultura do combate ao desperdício. Também estamos formando técnicos e tecnólogos para isso”, disse Laura.

O programa prevê o uso racional da energia elétrica em unidades consumidoras de grande, médio e pequeno porte, envolvendo ações de combate ao desperdício, eficiência de equipamentos e otimização de processos. As iniciativas, além de diminuir as despesas dessas instituições, beneficiam toda a região com a queda no consumo de energia.

“O objetivo desta iniciativa conjunta é economizar mais de R$ 1 milhão por ano em energia elétrica”, afirmou Alckmin.

Depois de diagnosticada a situação dos equipamentos elétricos em cada uma das Etecs e das Fatecs, o programa prevê a substituição de lâmpadas, luminárias e reatores dessas unidades por equipamentos mais econômicos e com maior qualidade de iluminação. Na terceira fase, serão avaliados os resultados.

A Eletropaulo vai investir mais de R$ 2,3 milhões no projeto. O contrato tem duração de um ano.

Unidades incluídas no Programa de Eficiência Energética

Municípios Unidades
Diadema Etec de Diadema
Mauá Etec de Mauá
Mauá Fatec Mauá
Ribeirão Pires Etec de Ribeirão Pires
Santo André Etec Júlio de Mesquita
Santo André Fatec Santo André
São Bernardo do Campo Etec Lauro Gomes
São Bernardo do Campo Fatec São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul Etec Jorge Street
São Caetano Do Sul Fatec São Caetano do Sul
São Paulo Etec Albert Einstein
São Paulo Etec Professor Aprígio Gonzaga
São Paulo Etec Professor Basílides de Godoy
São Paulo Etec Professor Camargo Aranha
São Paulo Etec Carlos de Campos
São Paulo Etec Getúlio Vargas
São Paulo Etec de Guaianases
São Paulo Etec Guaracy Silveira
São Paulo Etec Professor Horácio Augusto da Silveira
São Paulo Etec de Itaquera
São Paulo Etec José Rocha Mendes
São Paulo Etec Doutora Maria Augusta Saraiva
São Paulo Etec Martin Luther King
São Paulo Etec de Sapopemba
São Paulo Etec Zona Leste
São Paulo Fatec Zona Leste

Compartilhe


Veja também