Últimos dias para submissão no simpósio de patrimônio

Prazo para inscrição de resumos e relatos de experiência vai até dia 23; evento agrega Mês do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade

19 de julho de 2023 10:28 am Eventos

Antiga sede do Colégio Florence, no Centro Histórico de Jundiaí l Foto: Acervo do Arquivo Histórico Municipal de Jundiaí

Professores e estudantes pesquisadores dos temas patrimônio, cultura, turismo e eventos, têm até 23 de julho para inscrever pela internet seus trabalhos acadêmicos no 11º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial. O evento é realizado por meio de parceria entre as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Itu, Jundiaí e São Paulo, e o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí.

Os resumos expandidos e relatos de experiência devem seguir um dos três eixos temáticos: “Identidades, territorialidades e patrimônio histórico cultural”; “Educação patrimonial”; e “Patrimônio, Turismo, Hospitalidade e Lazer” – confira aqui as regras para submissão dos trabalhos, que poderão ser apresentados presencialmente ou online.

Com o tema “Patrimônio Cultural, Educação e Economia Criativa: Humanidades e Processos Formativos”, o Simpósio será realizado nos dias 24, 25 e 26 de agosto, na Fatec Jundiaí. As apresentações dos trabalhos poderão ser feitas tanto no formato presencial quanto online. A programação prevê ainda uma série de mesas-redondas e visita técnica ao Centro Histórico da cidade.

A conferência de abertura, por exemplo, denominada “Identidades patrimoniais: rever consensos, ampliar contatos”, será ministrada pelo historiador e chefe da Divisão de Acervo e Curadoria da Universidade de São Paulo (USP), Paulo César Garcez Marins. Veja a programação completa.

Desde 2018, o evento faz parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, um programa municipal de educação patrimonial que tem o objetivo de debater os resultados das pesquisas, reflexões e intervenções no âmbito da preservação do patrimônio cultural.

O 11º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial é gratuito e aberto ao público. Para participar é necessário se inscrever pelo site do evento.

11º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial
Local:
 Fatec Jundiaí
Avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Ponte de Campinas
Data: 24, 25 e 26 de agosto
Horário: confira a programação
Submissão de trabalhos: até 23 de julho pelo site
Inscrições e mais informações: pelo site