Filtro de Daltonismo

Últimos dias de inscrições para oitava edição do Hackathon Acadêmico

Iniciativa busca desafiar estudantes de Etecs a desenvolver projetos de inovação tecnológica em maratona de ideação e prototipação; inscrições vão até 30 de abril

24 de abril de 2025 8:46 am Etec

Vencedores serão selecionados com base em critérios como inovação, relevância e viabilidade do projeto I Foto: Roberto Sungi

A oitava edição do Hackathon Acadêmico está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (30). Promovida pela Robótica Paula Souza, a iniciativa tem como objetivo desafiar estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) a desenvolver projetos de inovação tecnológica por meio de uma maratona de ideação e prototipação. Os grupos podem ser formados por três a cinco alunos e as inscrições devem ser feitas pelos professores mentores pela internet.

O tema desta edição é Economia Verde. Entre os dias 8 e 9 de maio, estudantes e professores que desejam participar do evento terão a chance de receber mentorias de profissionais convidados, disponíveis na plataforma Discord. As informações serão enviadas por e-mail após a efetivação da inscrição.

“Essa é uma oportunidade única para desenvolver habilidades em tecnologia, inovação e trabalho em equipe, além de criar soluções reais para desafios ambientais e sociais. O evento proporciona ainda visibilidade para os projetos e reconhecimento das habilidades adquiridas, preparando os alunos para futuras possibilidades acadêmicas e profissionais”, explica Andréia de Cássia dos Santos, coordenadora de projetos da Robótica Paula Souza.

Após as inscrições das equipes, os professores deverão organizar um evento classificatório em cada unidade e submeter até dia 20 de maio o projeto escolhido para representar a escola, conforme regulamento.

Os vencedores serão selecionados com base em critérios como inovação, relevância, viabilidade e usabilidade do projeto. As melhores propostas participarão de mentorias com especialistas no intuito de aprimorar o trabalho e elaborar a apresentação para a banca de jurados. A apresentação final e a cerimônia de premiação estão previstas para ocorrer em 26 de junho, na sede da Oracle, na Capital, com transmissão pelo YouTube.

Edição anterior

A sétima edição do evento contou com nove equipes finalistas, que apresentaram soluções com desenvolvimento de aplicativos mobile, web e/ou produtos com o tema Desenvolvimento Humano para uma Escola Plural e Democrática. Participaram do desafio 424 estudantes de 19 Etecs, que desenvolveram 92 projetos.

A Etec Dr. Júlio Cardoso, de Franca, ganhou o primeiro lugar, com o aplicativo DUA App, um manual interativo para educadores aprenderem a usar melhor o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), uma abordagem curricular que visa a inclusão de públicos com necessidades diferentes, dentro de uma mesma aula.

Em segundo lugar, ficou com a Etec Profª Marinês Teodoro de Feiras Almeida, de Novo Horizonte, com o Memory Up, um aplicativo para estudantes que cria resumos, flash card e questões de fixação automaticamente, facilitando revisões do conteúdo e melhorando a fixação. E a terceira colocação foi conquistada pela Etec Prof. Armando Bayeux da Silva, de Rio Claro, onde os alunos buscaram uma solução para emergências médicas na escola, facilitando o acesso de dados de saúde do aluno por meio de aplicativo.

Compartilhe


Veja também