Por meio de um convênio entre o Centro Paula Souza e a ONG Rede Livre de Compartilhamento da Cultura Digital, é oferecido na Etec de Carapicuíba, desde 31 de outubro, o curso Formação de Jovens […]
Por meio de um convênio entre o Centro Paula Souza e a ONG Rede Livre de Compartilhamento da Cultura Digital, é oferecido na Etec de Carapicuíba, desde 31 de outubro, o curso Formação de Jovens Empreendedores em Software Livre.
A classe tem 20 alunos, com idades entre 17 e 25 anos — vindos do Ensino Médio público — , selecionados entre 120 candidatos que participaram de um processo seletivo.
De acordo com a diretora da Etec, Maria Cristina Vendrameto, esses jovens serão acompanhados de perto. “Vamos observar o nível de empregabilidade desses estudantes após a conclusão do curso”, diz.
Além de receberem um certificado, os alunos terão seus dados disponibilizados no site da Rede Livre, para facilitar o acesso das empresas. A ideia, segundo a diretora, é que eles possam prestar serviços tanto aos usuários residenciais quanto às pequenas empresas. O curso também inclui aulas sobre empreendedorismo, gestão e cidadania, entre outros temas.
“Hoje o mercado exige conhecimentos básicos de Linux”, diz o estudante Marcelo Martins, 24 anos. Ele, que já trabalha na área de informática, aposta no aumento de oportunidades que terá: “Ainda falta profissional para dar suporte aos que optaram por esse software”.
Daniela Brambilla Moraes, 23, que também estuda Logística na Fatec Carapicuíba, já faz planos para o futuro. “Pretendo ser consultora de Linux”, afirma. Para ela, o curso, além de agregar valor ao seu currículo, vai facilitar o acesso ao mercado de trabalho. “Muitas empresas já estão acolhendo essa nova visão”, finaliza.
Saiba mais: www.redelivre.org.br