Trabalhos de duas Etecs chegam às páginas de revistas científicas

Estudantes e orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso levam a teoria à prática e têm sua produção acadêmica reconhecida em periódicos especializados

22 de novembro de 2023 10:01 am Institucional

Trabalhos de TCC publicados em revistas renomadas: alunos aptos a pleitear bolsas de iniciação científica | Foto: Divulgação

Pesquisas feitas em Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), na área de agropecuária, vêm ganhando as páginas das revistas científicas. Entre as unidades em que foram produzidos os últimos artigos publicados figuram a Etec Dr. Carolino da Motta e Silva, de Espírito Santo do Pinhal, e a Etec Dona Sebastiana de Barros, de São Manuel.

Alexandre Pasqualini está entre os docentes com trabalhos publicados. Médico veterinário e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), ele leciona as disciplinas Planejamento e Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (PDTCC) e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no terceiro módulo do curso técnico de Agropecuária da Etec de Espírito Santo do Pinhal.

“Assim como outros professores da unidade, há oito anos procuro fazer do TCC um experimento prático; os alunos vivenciam todo o processo, o que dá a eles uma visão macro de todo o sistema”, diz Pasqualini. Foi de forma experimental queo TCC intitulado Avaliação da Técnica de Inseminação Artificial RM Gallus gallus domesticus foi conduzido e ganhou as páginas da revista Faculdades do Saber, da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro, em Mogi-Guaçu. Veja no link https://rfs.emnuvens.com.br/rfs/article/view/234

O professor orientou os alunos Ítalo Donizete Correia da Silva, Julia Mariana Matias, Letícia Cristina Silva Guerra e Ricardo Vieira da Silva no estudo dessa biotecnologia, que deve misturar sangue de genética de plantéis (grupos) diferentes. Assim, evitam-se os problemas derivados da consanguinidade nos cruzamentos. Com a inseminação, o custo de manter o macho, útil apenas para reprodução, é eliminado, já que a técnica pode ser repetida sucessivamente no grupo de fêmeas. A pesquisa teve repercussão internacional: foi citada no site www.engormix.com, especializado em avicultura e suinocultura industrial.

Outro trabalho de Pasqualini e seus orientandos de TCC, dessa vez sobre piscicultura, já havia saído nas páginas da Faculdades do Saber, em 2018. Acesse pelo link https://rfs.emnuvens.com.br/rfs/article/view/56.

“A importância de ter um artigo publicado em uma revista científica é que, ao ingressar em uma faculdade, o aluno pode pleitear uma bolsa de iniciação científica, pois já acumulou alguma experiência acadêmica nos procedimentos e na grafia, ou seja, na forma de escrever”, resume Pasqualini.

Técnica inovadora de preservação

Professora no curso de Agropecuária da Etec Dona Sebastiana de Barros, de São Manuel, Ariane Dantas foi coorientadora, ao lado do coordenador André Luís Filadelpho, professor do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Botucatu, do estudo Uso da criodesidratação na produção de modelos anatômicos como ferramenta de ensino, publicada este ano no periódico Ciência Animal. Veja no link https://revistas.uece.br/index.php/cienciaanimal/article/view/11613/9907

“A criopreservação é uma técnica aplicada na conservação de peças anatômicas usadas em aulas de anatomia animal – o material (no caso, dez estômagos de ovinos adultos) foi desidratado por meio de repetidas sessões de congelamento e descongelamento, em um processo que libera mais facilmente a água do interior das células. O resultado são peças com aspecto ideal para o estudo anatômico”, explica Ariane.

De fácil execução e baixo custo, o processo resulta em itens que serão usados como material didático sobre a fisiologia do sistema digestivo de ruminantes, com peso e tamanho menores, o que facilita manuseio e armazenamento. Há ainda outra vantagem: a criodesidratação dispensa a aplicação de conservantes tóxicos, para o bem de todos os que lidam diretamente com essas peças.

“A pesquisa não contou com financiamento do CNPq, mas estava cadastrada nessa agência de fomento na categoria Iniciação Científica de Ensino Médio e foi apresentada no Congresso de Iniciação Científica da Unesp“, explica a professora.

A aluna Mariah Eduarda Ferreira foi autora principal e redatora do artigo, e Marcos Ramos da Silva, o coautor. Eles contaram com a contribuição de Wendel Carlos de Souza Júnior e Ana Beatriz Batisoco Quessada Gimenes, todos alunos do curso.