Termina hoje a 4ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza

A mesa cirúrgica totalmente automatizada, destinada  a pessoas obesas, é capaz de suportar até 300 quilos. O tijolo produzido com couro animal ajuda a indústria de calçados no descarte de resíduos. Um sensor que recolhe […]

11 de novembro de 2010 10:17 am Fatec

A mesa cirúrgica totalmente automatizada, destinada  a pessoas obesas, é capaz de suportar até 300 quilos. O tijolo produzido com couro animal ajuda a indústria de calçados no descarte de resíduos. Um sensor que recolhe automaticamente o varal do quintal quando começa a chover. Estes são três entre diversos projetos desenvolvidos por alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais apresentados na 4ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, que começou nesta terça-feira, 9, com as presenças do governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman; Luciano Almeida, secretário de Desenvolvimento; e Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza; entre outras autoridades. A Feira termina às 16 horas dessa quinta-feira.

“Quero cumprimentar todos vocês pela criatividade. Assisti às edições anteriores e saí muito impressionado com a capacidade criativa que se tem aqui”, disse Goldman, que visitou diversos estandes.

Concorrem na “Mostra de Projetos” 161 trabalhos de estudantes das Etecs e 40 das Fatecs. A novidade deste ano na competição é a participação de 11 projetos internacionais, desenvolvidos por alunos de escolas da Argentina, da Costa Rica e do Peru. Outros 21 projetos, entre programas e ações de Etecs e Fatecs, são apresentados no espaço “Projetos em Destaque”. Ao todo, são 233 trabalhos, que colocam o conhecimento e a tecnologia a serviço da sustentabilidade e da inclusão social.

“A cultura do empreendedorismo e da inovação começa neste trabalho que aqui está sendo desenvolvido”, observou o secretário de Desenvolvimento. O evento, que tem entrada franca, também conta com oficinas, palestras, desfiles de moda e apresentações de música e dança, que ocuparão o “Espaço Alternativo”.

“Esse é um dos eventos mais importantes do ano, onde temos a oportunidade de mostrar para toda a sociedade a nossa preciosa produção científica”, ressaltou Laura Laganá.

Outra novidade desta edição é a participação da Secretaria de Estado da Cultura, com apresentação do Coral do Projeto Guri (Polo Perus) e Trio na Brasa, dos alunos da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo. No estande da instituição, o visitante encontra informações sobre os museus que trabalham com tecnologia, como o Catavento, o Museu do Futebol, o da Língua Portuguesa e o Museu da Imagem e do Som (MIS). Além disso, estudantes de algumas unidades terão ônibus grátis para visitas aos museus.

Serviço:

4ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza
Projetos dos alunos das Etecs e das Fatecs
9 e 10 de novembro – das 13 às 21 horas
11 de novembro – das 10 às 16 horas

Local: Expo Barra Funda
Rua Tagipuru, 1000 – Metrô Barra Funda
Entrada franca
Mais informações: www.cpscetec.com.br/feteps

Compartilhe


Veja também