TCCs de alunos das Etecs aliam conhecimento a criatividade

Implantado nas Escolas Técnicas (Etecs) estaduais com o objetivo de articular e integrar os componentes curriculares com experiências cotidianas, vivências profissionais e avanços do setor produtivo, os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) mostram a […]

27 de agosto de 2010 10:24 am Etec

Implantado nas Escolas Técnicas (Etecs) estaduais com o objetivo de articular e integrar os componentes curriculares com experiências cotidianas, vivências profissionais e avanços do setor produtivo, os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) mostram a cada ano como os alunos dos cursos técnicos agregam criatividade ao conhecimento adquirido nas salas de aula e laboratórios, com projetos que demonstram preocupação com responsabilidade social e sustentabilidade. No final do semestre, diversos desses trabalhos foram apresentados com destaque.

Na Etec de Cidade Tiradentes, na Capital, no projeto “Logística reversa: o processo de reciclagem das embalagens longa vida em um bairro da periferia da zona leste de São Paulo”, estudantes acompanharam o processo de produção e destino final das embalagens evidenciando a necessidade de mais postos de recolhimento e reciclagem. O evento contou com a presença do diretor do Departamento de Meio Ambiente da empresa Tetra Pak, Edy Merendino.

Durante a 2ª Feira Tecnológica da escola Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, de Taubaté, alunos expuseram trabalhos realizados em parceria com as Etecs de Cruzeiro e Pindamonhangaba. O evento contou com a participação de representantes de diversas empresas da região.

Na Etec Engº Agr. Narciso de Medeiros, de Iguape, os TCCs se transformaram em uma feira de ciências e tecnologia realizada pelos estudantes dos cursos de Agropecuária, de Informática e de Meio Ambiente, com exposição de atividades científicas elaboradas pelos estudantes.

Entre os projetos elaborados pela primeira turma do curso técnico de Instrumentação e Equipamentos Industriais da Etec Campo Limpo Paulista, estão um bebedouro automatizado, um conversor de energia, além de uma miniestação de tratamento de água automatizada.

“O intuito da aplicação do TCC é garantir ao aluno a oportunidade de desenvolver trabalhos que unam o conteúdo aprendido em sala de aula com experiências cotidianas, auxiliando na sua preparação profissional”, afirmou a responsável pela implantação dos TCCs  nas Escolas Técnicas, Ivone Ramos.

No começo de agosto deste ano, uma capacitação sobre TCC reuniu 150 professores de Etecs que darão aulas neste segundo semestre sobre planejamento e/ou desenvolvimento deste tipo de trabalho.