Filtro de Daltonismo

Etecs se destacam na Olimpíada Nacional Feminina de Química

Ao todo, seis Escolas Técnicas Estaduais conquistaram 15 medalhas na Quimeninas 2025 – competição que busca incentivar a presença de mulheres em carreiras de STEM

13 de novembro de 2025 10:39 am Institucional

Estudantes de Etecs conquistam 15 medalhas na Olimpíada Nacional Feminina de Química. | Foto: pikisuperstar, macrovector – Freepik

Seis Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) foram premiadas na Olimpíada Nacional Feminina de Química (Quimeninas) com 15 medalhas. A competição é uma iniciativa do Programa Nacional de Olimpíadas de Química (PNOQ), que tem o objetivo de incentivar a participação feminina nas áreas STEM – acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

A estudante Larissa Dias, da Etec Professor José Carlos Seno Júnior, de Olímpia, ganhou ouro nas categorias Nacional e Sudeste e bronze na Estadual. A escola contabilizou ainda as conquistas de Ana Clara Somonetti, prata no Sudeste, e Maria Fernanda Ducatti, que levou bronze no Sudeste. Elas cursam o Ensino Médio com Habilitação Técnica em Química (MTEC). 

Já a Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, também foi vencedora na competição com as conquistas de duas medalhas de ouro, nas categorias Nacional e Estadual, pela estudante Maria Eduarda Santana.

Em Itapira, as alunas Vitoria da Silva, Rebeca Marques e Karen Rodrigues, da Etec João Maria Stevanatto, ganharam ouro e prata. Vitoria levou ouro no Nacional e Sudeste; Rebeca foi prata no Sudeste e Karen, prata no Estadual.

Outra medalhista de ouro foi Sofia Soares, da Etec Gustavo Teixeira, de São Pedro, na categoria Sudeste. Na Etec Dr. Demétrio Azevedo Jr., de Itapeva, as estudantes Sonia Santos e Nicole Sakamoto conquistaram ouro e prata, respectivamente, na categoria Sudeste. E na Etec de Piedade, Kelly Fernandes, ganhou bronze também pela região Sudeste.  

Para o diretor da Etec de Olímpia, João Chiampezan, as olimpíadas do conhecimento vão além da competição acadêmica e podem despertar valores como dedicação, responsabilidade e superação pessoal. “Ao se prepararem para esses desafios, os estudantes desenvolvem o gosto pelo aprendizado e o valor do trabalho em equipe e do esforço coletivo”, afirma. “Ver nossos alunos se destacando pelos resultados e valores humanos e éticos é um grande motivo de orgulho para nós”, complementa.

Já a diretora da Etec de Mogi das Cruzes, Claudia Oliveira, afirma que experiências como a Olimpíada Nacional Feminina de Química, voltadas às meninas na ciência, ampliam a representatividade feminina, inspirando outras jovens a acreditarem no próprio potencial. “Incentivando nossos alunos a participarem de competições acadêmicas, reafirmamos o compromisso com a educação pública de excelência, que forma cidadãos críticos, competentes e preparados para transformar a sociedade”, conclui.

Compartilhe


Veja também