Desenvolvido por alunos da Etec de Nova Odessa, ‘Mindtrack’ facilita comunicação de estudante com direção, coordenação e professores em casos de emergências
Arthur Terassi e Sara Machado durante apresentação do projeto na 23ª edição da Febrace, na Capital | Foto: Roberto Sungi
O MindTrack é um sistema criado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Nova Odessa para facilitar a comunicação entre alunos em crise e a coordenação escolar. A solução busca minimizar impactos negativos no rendimento acadêmico, garantindo que estudantes que precisem se afastar temporariamente da sala de aula ou solicitar ajuda não fiquem desamparados.
“Utilizamos como exemplo a aluna Sara Machado, que faz parte do nosso grupo, e tem muita sensibilidade auditiva. Às vezes ela fica ansiosa na sala de aula e precisa sair. O Mindtrack é uma maneira fácil e discreta de comunicar ao professor o que o jovem está sentindo”, explica Arthur Terassi Dantzger, recém-formado no Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas na Etec de Nova Odessa. Atualmente, o estudante está no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Americana.
Além de Sara e Arthur, o grupo é composto por Pedro Ferreira Nardele, orientado por Gislaine Fernanda Giubbina Araujo e coorientado por Lucas Serafim Parizotto. Desde a primeira apresentação, o projeto Mindtrack: Sistema de Comunicação e Monitoramento de Alunos com Crise vem passando por evoluções até chegar ao modelo apresentado entre os finalistas da 23ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em março, no campus Butantã, da Universidade de São Paulo (USP), na zona oeste da Capital.
Próximos passos
O estudante destaca que o sistema conta com um histórico de crises, que permite monitorar padrões de comportamento, ajudando profissionais na avaliação e intervenção precoce de possíveis transtornos. “Estamos desenvolvendo a funcionalidade de registro de queixas, permitindo que estudantes denunciem situações problemáticas no ambiente escolar.”