Simpósio sobre desafios na educação continua nesta sexta

Segundo dia de atividades do simpósio do CPS conta com nova rodada apresentações de professores de Etecs e Fatecs sobre pedagogias inovadoras e palestra com a socióloga Lourdes Atié

9 de agosto de 2019 8:32 am Etec, Fatec, Institucional

Abertura do encontro contou com palestra de educador espanhol Jaume Carbonell sobre pedagogias do século 21 | Foto: Divulgação

O segundo dia de atividades do 6º Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (Semtec) do Centro Paula Souza (CPS) traz mais uma série de atrações nesta sexta-feira (9), na sede do CPS, na Capital. Organizado anualmente, o evento reúne professores e gestores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de todo o Estado de São Paulo para apresentação de estudos e práticas pedagógicas desenvolvidas por profissionais do CPS e de instituições parceiras com foco no aprimoramento da formação para o mundo do trabalho. O tema desta edição é Desafios do Ensino Médio, Técnico e Tecnológico: Ações Formativas no Contexto Contemporâneo.

No período da manhã haverá uma palestra sobre a escola que queremos na contemporaneidade com a socióloga especialista em educação Lourdes Atié. Em seguida, será apresentada a segunda rodada de estudos que tratam de experiências relacionadas ao uso de metodologias ativas de aprendizagem, projetos interdisciplinares, educação empreendedora, gestão do conhecimento, competências socioemocionais, inteligências múltiplas, design thinking, educação ambiental, robótica, gamificação, entre outros assuntos atuais.

Geração de conhecimento

Na manhã de ontem (8), durante a abertura do Semtec, a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, ressaltou a importância da utilização de metodologias que tragam novos desafios para o estudante. “Nos últimos anos, a instituição ampliou e diversificou sua oferta de cursos, buscando cada vez mais inserir o aluno como protagonista do conhecimento. Para que as nossas ações inovadoras tenham bons resultados, é fundamental promover práticas pedagógicas que garantam a interdisciplinaridade de conteúdos e o desenvolvimento das competências socioemocionais do jovem”, afirmou.

O público também assistiu a uma palestra com o sociólogo, jornalista e pedagogo espanhol Jaume Carbonell, que abordou temas tratados no seu livro Pedagogias do Século XXI, Bases para a Inovação Educativa. Para ele, as práticas educacionais modernas precisam contemplar quatro pilares: conhecer, fazer, conviver e ser. “Aquele modelo tradicional em que o professor detém a fala e o aluno escuta tudo passivamente já não serve mais. A escola deve ser um espaço de colaboração, um lugar de trabalho conjunto e de experimentação com base no diálogo”, disse o palestrante.

Está prevista a apresentação, ao longo do simpósio, de 65 artigos e 12 banners distribuídos em cinco linhas temáticas: Flexibilização do mundo do trabalho e da Educação Básica como contribuição para a autonomia na aprendizagem; Formação científica e cidadã da Educação Básica à Educação Superior Tecnológica; Movimento STEAM (Science, Technology, Engeneering, Arts, Mathematics) – Experiências para toda a vida; Interdisciplinaridade hoje: será o fim da aprendizagem por componentes curriculares?; Os itinerários formativos na articulação do Ensino Médio com o Ensino Superior – a produção de diferentes conhecimentos científicos e tecnológicos nos percursos de formação do alunoConfira a programação completa

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