Simpósio apresenta pesquisas de alunos bolsistas do CNPQ

4ª edição terá mostra de 60 projetos de Escolas Técnicas e Faculdades de Tecnologia; maioria dos trabalhos é voltada às Ciências Exatas

11 de novembro de 2022 9:42 am Eventos, Parcerias

Estudantes de Etecs e Fatecs apresentarão cerca de 60 trabalhos desenvolvidos com bolsas de iniciação científica | Foto: Freepik

O Centro Paula Souza realiza nesta sexta-feira (11) a quarta edição do Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica. Alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais apresentarão cerca de 60 trabalhos desenvolvidos a partir das bolsas de iniciação científica, iniciação tecnológica e inovação ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  O evento será online, realizado gratuitamente pela plataforma Even3.

Segundo o coordenador de projetos da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do CPS, Fernando Luís Almeida, no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica prevalecem as pesquisas voltadas à área de Ciências Exatas e Engenharias, mas também há trabalhos nas áreas de Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias e Ciências Sociais Aplicadas e Humanas.

Para Fernando, há inúmeros benefícios para quem ingressa no Programa. “Os bolsistas aprendem a ter foco na pesquisa, ao mesmo tempo em que ampliam seus horizontes”, afirma. “Esses estudantes precisam trabalhar em grupos e se preparam com leituras de artigos em outro idioma, enquanto treinam a escrita e a habilidade de falar em público. Um conjunto de competências técnicas e socioemocionais precisa ser colocado em prática.”

Um dos projetos a serem expostos é o da estudante da Fatec Piracicaba Maria Eduarda de Lima, que falará sobre um dos grandes nichos em expansão do mercado de bebidas alcoólicas, a produção de cervejas artesanais especiais. A aluna elaborou um estudo intitulado Uso de mix de leveduras na fermentação, visando produção de cervejas artesanais “low carb”. O trabalho teve a orientação da professora Daniela Defavari.

O evento começa às 9 horas e contará com uma palestra de abertura realizada pela vice-diretora-superintendente do CPS, Emilena Lorenzon Bianco, que mostrará como o reconhecimento do Centro Paula Souza como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) repercute sobre os programas de pesquisa. Depois disso, haverá oito salas online simultâneas para apresentação dos trabalhos.

Serviço
IV Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica
Quando: 11 de novembro
Inscrições: https://www.even3.com.br/ivsict/
Até dia 11 para professores e ouvintes
Horário: Das 9 às 13 horas

Compartilhe


Veja também