Simpósio discute profissionalização docente no Centro Paula Souza

Cerca de 250 pessoas participaram, entre os dias 20 e 21 de maio, do Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (Semtec) do Centro Paula Souza, realizado na sede da instituição, no centro da Capital. No total, foram apresentados 40 projetos de pesquisa de professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), com o objetivo de estimular a troca de experiências e debates sobre a profissionalização docente. Uma das principais novidades da edição 2014 foram os trabalhos elaborados por professores do Ensino Superior. Nos anos anteriores, o simpósio era voltado somente às Etecs.
Durante a cerimônia de abertura do encontro, a coordenadora de Ensino Superior e Graduação do Centro Paula Souza, Mariluci Alves Martino, destacou a importância da integração entre os diferentes níveis de ensino e a necessidade de aprofundamento dos temas discutidos. “Além de estimular o diálogo e a reflexão, o encontro permite o aprofundamento de assuntos relacionados à tecnologia e inovação no ambiente escolar, como as novas práticas pedagógicas com a implantação do ensino a distância nas Fatecs”, afirmou.
Os projetos apresentados foram divididos em três linhas de estudo: “Identidade do professor e saberes da docência”, “Formação do professor” e “Representações sociais do professor”. Após a exposição, são feitas mesas de debate com os pesquisadores.
Além das palestras, os visitantes puderam conferir 15 projetos em formato de pôsteres no hall de entrada do prédio. A abertura do simpósio também contou com palestras de especialistas do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Confira os projetos apresentados
Linhas de estudo
Formação do professor – formação pedagógica, acadêmica, em serviço ou continuada e seu impacto na estruturação do profissional docente.
Identidade do professor e saberes da docência – reflexão sobre o que é ser professor, seu perfil, competências, habilidades, valores e conhecimentos específicos.
Representações sociais do professor – formação docente a partir de uma perspectiva coletiva: maneira como a sociedade percebe e avalia a função e recompensas sociais da docência.