Serra visita instalações da Fatec e Etec de Marília

O governador José Serra visitou na tarde desta sexta-feira, 9, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) Estudante Rafael Almeida Camarinha e a Escola Técnica Estadual (Etec) Antônio Devisate, de Marília. O vice-diretor superintendente do Centro Paula […]

12 de novembro de 2007 10:10 am Etec, Fatec

O governador José Serra visitou na tarde desta sexta-feira, 9, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) Estudante Rafael Almeida Camarinha e a Escola Técnica Estadual (Etec) Antônio Devisate, de Marília. O vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza, César Silva, também acompanhou a visita.

As duas unidades funcionam no mesmo prédio, reforçando a tendência que cresce na instituição de integrar a oferta do Ensino Técnico e Superior Tecnológico. “Estamos formando aqui mão de obra especializada. É gente que vai contribuir para o desenvolvimento e vai ter emprego”, destacou Serra.

Coube à Prefeitura de Marília o aluguel do prédio onde estão instaladas as duas unidades. O Governo do Estado arcou com a compra de mobiliário e dos equipamentos, além da reforma e da adequação dos laboratórios da Fatec.

Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha
Criada em março de 2006, a Fatec implantou o curso de tecnologia em Alimentos com a proposta de atender às necessidades produtivas, sociais e de mercado de trabalho da região de Marília. A cidade é conhecida como a “Capital Nacional dos Alimentos” por abrigar várias empresas desse segmento. Com essa iniciativa se fortalece os Arranjos Produtivos Locais (APLs), formados por grupos de empresas.

O governo estadual investiu mais de R$ 1,5 milhão em equipamentos para montar os laboratórios da unidade, como os de Informática, com cerca de 30 computadores ligados à internet; o de Microscopia, Microbiologia de Multiuso, usado para estudo dos microorganismos que podem contaminar os alimentos; a “Vaca Mecânica”, utilizada na extração e obtenção de valores nutricionais da soja; e o de Processamento de Alimentos, para pesquisa de novos produtos.

Etec Antônio Devisate
Ao ser criada em 1948, como Escola Artesanal de Marília, a atual Etec Antônio Devisate – integrada ao Centro Paula Souza em 1993 — ,oferecia cursos de ensino profissional na área de mecânica. Hoje, a Etec mantém Ensino Médio e os seguintes cursos técnicos: Administração, Contabilidade, Enfermagem, Informática, Secretariado e Segurança do Trabalho.

No Vestibulinho para o primeiro semestre de 2008, a Etec ofereceu 320 vagas, o dobro do que foi oferecido no mesmo período do ano anterior. A prova aconteceu neste domingo, dia 11.