Nesta quinta-feira, 1º de outubro, o governador José Serra entregou oficialmente o novo prédio da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sertãozinho, reformado e adequado pela Prefeitura do município. Desde agosto a Fatec ocupa as novas […]
Nesta quinta-feira, 1º de outubro, o governador José Serra entregou oficialmente o novo prédio da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sertãozinho, reformado e adequado pela Prefeitura do município. Desde agosto a Fatec ocupa as novas instalações. O evento teve a presença do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza, entre outras autoridades.
Como a vocação da cidade está na indústria mecânica, principalmente ligada à produção de usinas de açúcar e álcool, a Fatec iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2008 com o curso de graduação tecnológica em Soldagem, nova denominação do curso de Mecânica – Modalidade Soldagem. No próximo Vestibular – para o primeiro semestre de 2010 – serão oferecidas 80 vagas, distribuídas entre os períodos tarde e noite.
Além da Fatec de Sertãozinho, a Região Administrativa de Ribeirão Preto conta com outra Fatec no município de Jaboticabal. Ambas integram o Plano de Expansão para a Educação Profissional, uma das prioridades do governo estadual. Neste semestre a região também ganhou a Escola Técnica (Etec) de Serrana, que além dos cursos técnicos de Administração, Logística e Secretariado passará a oferecer Ensino Médio a partir de 2010.
Consta também do Plano de Expansão a criação de uma Etec em Sertãozinho. Com implantação prevista para o segundo semestre do próximo ano, a escola deve oferecer os cursos técnicos de Contabilidade, Informática e Logística.
Com as novas unidades o Estado quer contribuir para a melhoria da educação e da renda na região. Os números da pesquisa realizada pela Área de Avaliação Institucional do Centro Paula Souza mostram que é alta a empregabilidade dos técnicos e tecnológos: quatro em cada cinco ex-alunos de Etecs e nove entre dez egressos de Fatecs estão empregados um ano depois de formados.
O Estado investiu cerca de R$ 1,6 milhão na compra de mobiliários e equipamentos para a Fatec de Sertãozinho.
Fatec Sertãozinho
Rua Jordão Borghetti, 480 – São João.